A Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro) decidiu em sessão regulatória realizada em 26 de outubro de 2021, negar dois recursos do Metrô Rio que contestava a aplicação de multas.
As duas multas somadas totalizam R$ 1.035.229,59 e foram aplicadas em 20 de julho de 2016 e em março deste ano.
A primeira multa de março no valor de R$ 914.542,22 se refere a uma pesquisa realizada em setembro de 2017, na qual o Metrô não atingiu as metas do IQS (Índice de Qualidade de Serviços) que avalia entre os itens, a limpeza de trens e estações, comunicação visual, segurança do sistema, sonorização, escada rolante, tempo de compra do bilhete, iluminação e informação aos usuários.
Já a segunda foi em razão de uma falta de energia elétrica nas linhas 1 e 2 em julho de 2016, causando a paralisação do atendimento. O conselho constatou a não realização de manutenções preventivas e corretivas nos equipamentos avariados, multando a empresa em R$ 120.757,37
Além do Metrô Rio, a Agetransp também resolveu multar a SuperVia, operadora do transporte ferroviário em R$ 63.348,66 devido uma falha no ramal de Guapimirim em 22 de novembro de 2017 e advertiu a CCR Barcas por descumprir a comunicação de duas avarias com as embarcações Brizamar e Charitas, ocorridas em 16 de julho de 2017, na Baía de Ilha Grande.
Fonte: Diário do Transporte, 05/11/2021