O Ministério da Infraestrutura homenageou nesta quinta-feira (02/12), 176 pessoas com a sua maior honraria, a Medalha Mérito Mauá. Os nomes foram selecionados por uma comissão presidida pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas. Devido à pandemia da covid-19, a última edição da solenidade aconteceu em 2019, quando 180 pessoas foram homenageadas
Um dos agraciados foi o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – ABIFER, Vicente Abate.
A medalha do Mérito Mauá destina-se a reconhecer todos aqueles que tenham contribuído para o desenvolvimento e progresso do setor Transporte no país.
A medalha Mérito Mauá tem 2 categorias: Serviços relevantes, conferida a pessoas que tenham trabalhado para a expansão e o aperfeiçoamento dos transportes no Brasil; e a Cruz Mauá, concedida para as personalidades que têm colaborado para a concretização dos objetivos previstos nos planos do Setor Transporte e àqueles que tenham apresentado contribuição efetiva à elevação do nível de eficiência do serviço.
A condecoração foi criada em 1999 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo então ministro dos Transportes, Eliseu Padilha.
Para o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, a Medalha representa não apenas o reconhecimento de cada um dos agraciados, mas o compartilhamento da responsabilidade pela solução dos problemas nacionais.
A AENFER parabeniza Vicente Abate, pela conquista da Medalha do Mérito Mauá.
Fonte de pesquisa: youtube.com