Supervia se diz preocupada com continuidade de serviços

A SuperVia, concessionária responsável pelo serviço de trens no estado do Rio, informou ao governo do estado que chegou a afastar 110 funcionários em apenas um dia devido à Covid, na sexta-feira passada (14), e se diz preocupada com a continuidade dos serviços.

“O número de casos entre colaboradores SuperVia vem apresentando um aumento vertiginoso, atingindo quase 100% do efetivo em algumas estações”, diz a carta enviada ao secretário estadual de transportes, André Nahass.

Os 110 funcionários afastados na sexta-feira, segundo a Supervia, representam 5% do número total de trabalhadores. Por isso, a concessionária se disse preocupada.

Passageiros aguardam partida no Ramal Belford Roxo da Supervia, em novembro — Foto: Reprodução/TV Globo

Foto: Reprodução/TV Globo

 

“Nesse cenário, a concessionária vem (…) externar a sua preocupação no tocante aos seus impactos sobre a regularidade e continuidade do serviço de transporte público ferroviário”.

A empresa afirma que adotou o sistema híbrido para os funcionários que podem trabalhar de casa, mas que as equipes operacionais são as mais afetadas pelo aumento no número de contaminações.

“Os colaboradores de campo, em sua grande maioria, atuam em contato diário com em média 350 mil passageiros, e muito embora utilizem suas máscaras de proteção e álcool 70%, conforme diretriz da Concessionária, tais mecanismos não vêm sendo capazes de frear totalmente a propagação de casos da nova variante”.

Por fim, a empresa pede ainda que o Governo do Estado amplie a testagem de funcionários, dizendo que há esgotamento dos testes na rede pública e particular.

“Visando mitigar os efeitos sobre a regularidade e continuidade dos serviços públicos de transporte, em especial o operado pela SuperVia.”

O que diz a Supervia
“Devido ao aumento de casos de sintomas semelhantes aos da covid-19 entre seus colaboradores nesses últimos dias, a SuperVia precisou afastá-los temporariamente das atividades na empresa até que possam ser testados. O esgotamento dos testes nas redes de saúde pública e particular atrasa o retorno desses colaboradores às atividades. A maior quantidade de casos foi registrada entre as equipes que trabalham nas estações e os maquinistas. Por isso, temporariamente, a concessionária está fazendo adequações no serviço.

A SuperVia comunicou o fato ao Governo do Estado e à Agetransp (agência reguladora do transporte), e segue em contato com o poder público para que se encontre uma forma de ampliar a testagem dos seus colaboradores a fim de mitigar os efeitos da propagação da covid-19 sobre a regularidade e continuidade do serviço dos trens.

Desde o início da pandemia, a SuperVia adotou medidas para evitar a proliferação do coronavírus entre seus colaboradores, como a utilização de máscaras e álcool em gel pelos seus funcionários. Os casos, no entanto, voltaram a ocorrer em função da nova variante do coronavírus.”

Fonte: g1.globo.com, 17/01/2022

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