Novas ferrovias podem ser construídas em Minas Gerais nos próximos anos como parte do Plano Estratégico Ferroviário do Governo estadual. O objetivo é expandir e diversificar esse modal de transporte, gerar novos empregos e retirar a sobrecarga nas rodovias.
Duas empresas demonstraram interesse no projeto e assinaram, nesta quarta-feira (6/4), protocolos de intenção para realizar aportes no setor.
Uma delas, a Macro Desenvolvimento, pretende construir uma ferrovia ligando o Porto Central, em Presidente Kennedy, no Espírito Santo, às regiões do Morro do Pilar e de Conceição do Mato Dentro à região de Sete Lagoas, e ainda um ramal entre Sete Lagoas e Anápolis (GO), com investimentos da ordem R$ 15 bilhões, sendo R$ 13 bilhões em Minas.
A outra empresa, Petrocity Ferrovias, prevê a construção de três ferrovias: a Estrada de Ferro Planalto Central, a Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo e a Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek, que devem ligar Minas e o Planalto Central ao terminal portuário de uso privativo localizado em São Mateus, no Espírito Santo. Serão investidos R$ 23,6 bilhões, sendo R$ 16 bilhões em Minas Gerais.
O governador Romeu Zema destacou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico no estado, geração de empregos e desburocratização para aqueles que desejam investir em Minas.
“Estamos completando 39 meses de governo e, hoje, damos mais um passo importante em direção a um futuro mais promissor. Especialmente em um estado do tamanho do nosso, o modal ferroviário é fundamental para que uma infraestrutura adequada atenda ao setor produtivo, fomentando negócios e gerando emprego e renda para os mineiros”, disse.Investidores
Os investidores demonstraram otimismo com o projeto. O presidente da Macro Desenvolvimento Ltda, Fabrício Cardoso Freitas, prevê o início das obras ainda neste ano. Ele explicou que a ferrovia é resultado da implementação de uma grande base portuária no Espírito Santo, chamado Porto Central.
“Este projeto já foi totalmente desenvolvido e licenciado. As obras começam no segundo semestre deste ano e, em função da capacitação portuária do Porto Central, solicitamos uma autorização para criar uma nova ferrovia. Precisamos de investimentos de infraestrutura no nosso país”, disse.
Já o presidente da Petrocity Ferrovias Ltda, José Roberto da Silva, afirmou que 66% de todos os traçados que serão construídos estarão em Minas Gerais.
“Estamos avançando com o apoio do Governo de Minas na implementação dos três trechos ferroviários (030, 355 e 456), que interligarão o porto de Urussuquara, na cidade de São Mateus, no Espírito Santo, à região Noroeste de Minas e ao Vale do Aço, e também ao estado de Goiás e ao Distrito Federal” explicou.
O Plano Estratégico Ferroviário Estadual tem o objetivo de avaliar o modal ferroviário existente, identificando a viabilidade, necessidade e o potencial de projetos ferroviários de transporte de cargas e de passageiros, que gerem benefícios à sociedade e à economia.
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