Estrada de Ferro do Corcovado – passeio turístico

Certamente o Cristo Redentor é um dos pontos turísticos mais lembrados quando se trata do Rio de Janeiro. É quase impossível planejar uma viagem à Cidade Maravilhosa sem colocá-lo no check-list. Dentre outros atrativos, para se chegar até o local mais alto do monumento existem opções: uma trilha pela floresta da Tijuca, de automóvel ou com o famoso trem do Corcovado, onde anualmente mais de 600 mil pessoas são levadas pela centenária estrada de ferro.

A estrada é a primeira ferrovia eletrificada do Brasil e considerada o passeio turístico mais antigo do país, sendo inclusive anterior ao próprio Cristo Redentor. Vale lembrar que foi o trem que, durante quatro anos consecutivos, conduziu as peças para a construção do monumento.

Na época, o transporte sobre trilho a vapor foi considerado um milagre da engenharia por percorrer 3.824 metros de linha férrea, em terreno totalmente íngreme. Em 1910, os trens foram substituídos por máquinas elétricas e, mais recentemente, em 1979, quando a Esfeco assumiu o controle da ferrovia, foram trazidos da Suíça modelos mais modernos e seguros.

Além de se deslumbrar ao ver pelas janelas do trem as paisagens mais bonitas do Rio, o passageiro faz um passeio através da história do Brasil. Inaugurado em 1884 pelo Imperador D. Pedro II, o veículo já levou em seus vagões papas, reis, príncipes, presidentes da república, artistas e cientistas renomados.

É também um passeio ecológico, pois o trem atravessa a maior floresta urbana do mundo: o Parque Nacional da Tijuca, um pedaço da Mata Atlântica, considerado um exemplo de preservação da natureza. E quem viaja pelos trilhos ajuda a conservar esse recurso natural, já que se trata de veículo elétrico que, por isso, não polui. Além disso, parte da arrecadação da bilheteria é destinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para a manutenção da mata.

Através do Benefício Passeio Cultural, a Appai proporciona aos associados um passeio incrível pela estrada de ferro. Tudo tem início na locomotiva elétrica que aos poucos atravessa a Mata Atlântica preservada, aos pés do Cristo, uma das sete novas maravilhas do mundo moderno, proporcionando a vista mais bonita da cidade, mostrando do alto o que o Rio de Janeiro tem de mais especial.

Por Richard Günter
Trem do Corcovado

Rua Cosme Velho, 513 – Cosme Velho – Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 2558-1329
Site: www.tremdocorcovado.rio
Ig: @tremdocorcovado
Fotos: Trem do Corcovado/Divulgação

Fonte: https://www.appai.org.br/appai-educacao-revista-appai-educar-edicao-141-estrada-de-ferro-do-corcovado/

Rolar para cima