Minas Gerais receberá duas novas rotas de trens

Os fãs de viagens ferroviárias poderão contar em breve com novos passeios sobre trilhos a partir de Minas Gerais. Duas rotas de trens turísticos estão sendo revitalizadas para ligar o interior mineiro a São Paulo e Rio de Janeiro, oferecendo todo o charme e nostalgia para quem estiver a bordo das locomotivas.

O primeiro a ser reinaugurado será o Trem Turístico da Revolução de 1932, que deve estar liberado até o fim deste ano. As obras de revitalização começaram em 2019. Responsável pelo projeto, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) afirmou que 4,5 km da ferrovia já foram restaurados para viabilizar o início das viagens a partir de dezembro de 2022.

trem

O primeiro trecho a ser entregue este ano contempla um passeio de 6 quilômetros entre a Estação de Cruzeiro e a Estação Rufino de Almeida, zona rural da cidade, com uma Maria Fumaça.

A rota completa do Trem Turístico da Revolução prevê 34,5 km de percurso entre Cruzeiro, interior de São Paulo, e Passa Quatro, em Minas Gerais. O projeto final está previsto para ser finalizado em 2024.

O trajeto por onde o trem vai passar, entre Cruzeiro e Passa Quatro, está repleto de história. A ferrovia foi inaugurada por Dom Pedro II em 1884. E o nome dado ao trem, inclusive, não é à toa: a ferrovia foi palco para episódios marcantes da revolta dos paulistas contra o governo de Getúlio Vargas e sua recusa em elaborar uma nova constituição. O Túnel da Mantiqueira, por onde passará o trem turístico, foi palco das principais lutas entre as tropas paulistas e as forças federais. O local inclusive ainda guarda marcas de tiros da batalha que completou 90 anos este ano.

Com quase 1 km de extensão, aliás, o Túnel da Mantiqueira precisa passar por boas reformas. Abrir o trecho da Serra até o Túnel deve ser um dos mais complicados.

É bom o turista não se confundir, pois já há um trem turístico que sai de Passa Quatro e que leva o nome de Trem da Serra da Mantiqueira. Quando o Trem Turístico da Revolução de 1932 entrar em ação, eles vão funcionar independentes, sem ligação entre si.

Idealizado em 2016, o trem turístico ‘Rio-Minas’ já tem data para começar a funcionar e vai ser mais uma opção para os turistas que querem conhecer as belas paisagens do sul fluminense e a chamada Zona da Mata, em Minas Gerais. As obras de reforma e manutenção dos trilhos tiveram início no dia 25 de junho e a previsão é que o primeiro trecho fique pronto até dezembro, mas com previsão de rodagem em fevereiro do ano que vem, quando o trem passará a funcionar em um estágio inicial.

No primeiro momento, o trem funcionará em um percurso de 37 km passando por apenas três cidades, Três Rios (RJ), Chiador (MG) e Sapucaia (RJ). A ideia é que haja inicialmente duas viagens por dia, de manhã e à tarde, aos sábados, domingos e feriados. O tempo do trajeto vai durar cerca de 2h a 2h30.

Assim que estiver operando, o trem Rio-Minas vai contar com 4 locomotivas, 15 carros de passageiros e um carro-restaurante, podendo levar até 873 pessoas por viagem. A previsão é que mais de 250 mil turistas façam o passeio por ano.

O projeto prevê ao todo um trajeto de 168 km, com duas cidades no Rio (Três Rios e Sapucaia) e outras seis cidades mineiras (Chiador, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Cataguases). A segunda etapa do projeto, que prevê as obras nas linhas das cidades de Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Cataguases, ainda não tem previsão de entrega.

A linha por onde vai passar o trem turístico estava desativada desde 2015. Em 2018, já houve um teste do trem. O trajeto entre Três Rios e Cataguases vai passar por belas paisagens cercada de montanhas e outras atrações, em um caminho que tem história: os trilhos eram usados principalmente para o transporte de café no início do século XX. Em Chiador, por exemplo, o trem vai passar pela histórica estação Penha Longa, que foi inaugurada por Dom Pedro II em 1869.

Vale reativou trem de BH para Espírito Santo

Após alguns trechos interditados desde o início do ano, o trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) voltou a circular entre Belo Horizonte e Cariacica, no Espírito Santo, a partir desta segunda-feira (25).

A informação foi divulgada pela Vale, esclarecendo que a retomada em todo o trecho foi possível devido aos avanços dos trabalhos de manutenção.

O trecho entre Antônio Dias e Barão de Cocais estava suspenso nos dois sentidos. O mesmo aconteceu entre Itabira e Nova Era devido à erosão causada pelas fortes chuvas que atingiram Minas Gerais em janeiro deste ano.

Fonte: https://jmonline.com.br/novo/?noticias,110,CHECKLIST%20MUNDO,229780

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