Planejamento da nova ferrovia no Vale do Aço

Representantes das prefeituras do Vale do Aço se reuniram com a empresa responsável pelo planejamento da implementação da linha férrea que passará pela região. Durante o encontro foram apresentados aos representantes das prefeituras os critérios que são levados em consideração para a escolha do local onde será construído o porto de carga e descarga no Vale do Aço.

A linha férrea ligará a cidade de Presidente Kennedy, no Espírito Santo, a Conceição do Mato Dentro e Sete Lagoas, em Minas Gerais. Uma construção de aproximadamente 700 km de extensão. A ideia é que a nova ferrovia seja uma alternativa para o transporte de minério, cargas siderúrgicas, madeira, celulose e insumos de fertilizantes.

Crédito: Reprodução/ Prefeitura de Santana do Paraíso

 

Por enquanto, a nova ferrovia não tem data prevista para ser iniciada. Após a aprovação do traçado, o projeto precisará obter a licença ambiental para ter sequência. “Temos que passar por um processo de licenciamento ambiental. Antes de falar em quando construir a ferrovia, precisamos obter as diretrizes básicas do meio ambiente. O Ibama tem que dizer o que ele precisa para que a gente possa preparar para fazer toda uma análise”, explicou Fabrício Cardoso Freitas, diretor executivo da empresa responsável pelo projeto.

O prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, que esteve no encontro realizado nesta quarta-feira (31), destacou o potencial da região e do município, devido às grandes áreas planas disponíveis, proximidade com o aeroporto e com as BRs 381 e 458.

“Nós enxergamos que temos condições de ser um grande vetor de atração de investimentos para o Vale do Aço e contribuir para alavancar o crescimento, não só das quatros cidades da Região Metropolitana, mas das 28 cidades que integram o Colar Metropolitano”, disse o prefeito.

Informações: Prefeitura de Santana do Paraíso.

Fonte: https://drd.com.br, 01/09/2022

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