Ramal do trem “Barrinha” poderá ser reativado

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nessa terça-feira (13), em segunda discussão, o Projeto de Lei 1.174/19, de autoria do deputado Anderson Moraes (PL), que autoriza o Poder Executivo a firmar parceria com a iniciativa privada para a reativação de linhas ferroviárias fluminenses. O texto segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

A medida complementa a Lei 8.210/18, que criou o Programa Estadual de Recuperação da Malha Ferroviária com objetivos turísticos. A norma prevê a recuperação de 14 linhas, entre elas o Ramal Barrinha, que liga Barra do Piraí a Japeri, além de ramais na Região Metropolitana e no Norte Fluminense. O novo projeto determina que a reativação das linhas de trem priorize a segurança dos passageiros.

“A reativação desta linha é uma importante demanda dos moradores da região, que foram privados de um transporte de massa fundamental para ligação da Região Metropolitana com a Região Sul Fluminense. A paralisação também impactou todo o comércio e turismo nas cidades, e a reativação pode ajudar a revitalizar a área”, explicou o autor.

Fonte: jb.com.br, 14/09/2022

 

Relembre o acidente do trem Barrinha

Foi na manhã de 18 de setembro de 1996, que ocorreu um acidente que causou a morte de 15 pessoas e deixou 60 feridos.
O Barrinha, que transportava 90 passageiros, foi atingido a 700 metros da estação de Japeri por um trem de carga que desceu a serra desgovernado. O acidente, somado à privatização da ferrovia que estava em curso, motivaram a interrupção do serviço.
A extinção do trem, que contava com muitos usuários, foi motivo de protestos pois era o principal meio de transporte para várias localidades ao longo do percurso.
O Barrinha era um resquício dos trens de passageiros de longo percurso que operavam nas linhas da Central do Brasil. O percurso Japeri-Barra do Piraí começou a ser operado na primeira metade da década de 1970.

Fonte: Facebook

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