Alerj vai analisar o tombamento da Estação Barão de Mauá

Depois da eleições, a Alerj vai deve votar o projeto que tomba, por interesse arquitetônico, histórico e cultural do Estado do Rio, a estação ferroviária Leopoldina – Barão de Mauá, localizada na Avenida Francisco Bicalho, Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro.

De autoria do deputado estadual Luiz Paulo (PSD), o projeto se antecipa à tentativa da União, que possui interesse em leiloar o terreno da Leopoldina. O interesse já foi até informado à Justiça Federal.

“O objetivo imediato é a preservação da Estação Ferroviária Leopoldina – Barão de Mauá a fim de impedir a especulação imobiliária e a omissão dos entes competentes quanto à ordem urbanística e a manutenção de importante equipamento arquitetônico, histórico e cultural. Além do interesse arquitetônico, histórico e cultural, o tombamento se justifica também por seu significado urbanol”, afirma o deputado estadual.

A Estação Central da Leopoldina é uma construção de grande porte, inaugurada em 6 de novembro de 1926. O edifício é um projeto do arquiteto inglês Robert Prentice, atuante no Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX. O aspecto externo é inspirado na arquitetura palladiana inglesa.

Após duas semanas de processo de limpeza, a Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central) deu fim a retirada de aproximadamente 50 toneladas de entulho que ocupavam o interior da estação. A limpeza do local é o primeiro passo de cumprimento do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a União e o governo do estado, visando a reforma e restauração da antiga estação da Leopoldina.

Fonte: Jornal Extra, 27/09/2022

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