Veja o que o governador eleito Tarcísio Freitas promete para Metrô, CPTM e trens regionais
Após uma dura campanha eleitoral, em que o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) acabou fora do 1º turno, os candidatos Fernando Haddad (PT) e Tarcísio Freitas (Republicanos) disputaram os votos no 2º turno da eleição estadual neste domingo, 30. A vitória, com 55,27% dos votos válidos, foi do ex-ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro, quebrando uma longa tradição de governadores tucanos no estado de São Paulo.
Estação São Joaquim da Linha 6 em construção (iTechdrones)
O site apresentou as propostas de Tarcísio Freitas logo no início da campanha, assim como dos demais candidatos. Agora, no entanto, é o momento de mostrar as promessas feitas pelo governador eleito até a semana passada, além de analisar a viabilidade de colocá-las em prática. Confira:
Linha 11-Coral na região de César de Sousa
Tarcísio revelou a intenção de estender a Linha 11 da CPTM até depois do distrito de César de Sousa, a partir de Estudantes, em Mogi das Cruzes.
Viabilidade: Possível. O trecho por onde circulam trens de carga não parece complicado do ponto de vista de infraestrutura, hoje sob responsabilidade da MRS. Resta saber se há demanda suficiente para justificar o investimento, incluindo aí reforço na frota de trens.
Linha 13-Jade até Pimentas
O governador eleito manifestou sua concordância com a ideia de levar a Linha 13-Jade até o Bairro dos Pimentas, projeto que está em execução atualmente.
Viabilidade: Possível. Se concluir os projetos nos próximos anos, o novo governo poderá licitar a construção do trecho, dependendo da obtenção de financiamento para isso. Importante ressaltar que a Linha 13 em Pimentas pressupõe que a outra ponta possa chegar até o centro com mais viagens para compensar a maior demanda.
Linhas 2-Verde e 19-Celeste em Guarulhos
Tarcísio de Freitas prometeu levar o Metrô até Guarulhos, algo que a gestão Doria/Garcia encaminhou, porém, não garantiu.
Viabilidade: relativamente possível. A chegada do Metrô no 2º município mais populoso do estado não será no próximo mandato, mas pode ser encaminhada para o final desta década. Para isso será preciso prosseguir com as desapropriações da Linha 2-Verde e obter recursos para dar sequência ao trecho entre Penha e Dutra. Os contratos de obras já existem e encontram-se suspensos.
Já a Linha 19, é um mistério. O governo atual pretendia conceder o ramal de 17 km, mas não está claro se o futuro governador seguirá o mesmo roteiro.
Trecho Lapa-Brás subterrâneo
Em visita à região, o então candidato do Partido Republicanos prometeu “enterrar” o trecho de vias usado pela CPTM, MRS e ViaMobilidade entre as estações Lapa e Brás.
Viabilidade: Muito difícil. Eis um tema que empolga, mas cuja execução é praticamente impossível. Transformar o trecho em vias subterrâneas significaria um enorme ganho para a cidade e para os passageiros, porém, envolve custos elevados, além de ter potencial de interferir na operação das linhas na região por muitos anos.
Metrô no ABC Paulista
Tarcísio ressaltou a necessidade de uma linha de metrô no ABC, sonho que foi destruído pelo ex-governador João Doria quando cancelou a Linha 18-Bronze e que poderia estar perto de ser entregue.
Viabilidade: difícil. Graças ao fim da Linha 18, a perspectiva de Santo André, São Bernardo e São Caetano fazerem parte da malha metroviária voltou à estaca zero. Os estudos da Linha 20-Rosa, embora promissores, são de longo prazo. Com esforço, o novo governador poderá licitar a obra ou sua concessão até 2026.
Rescindir concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda
Em várias oportunidades, o governador eleito expressou sua vontade de rever o contrato de concessão das linhas 8 e 9 com a ViaMobilidade. Além de cobrar a execução do acordado com o governo estadual, Tarcísio admitiu até rescindir o contrato e relicitar os dois ramais herdados da CPTM.
Viabilidade: difícil. A despeito das inúmeras falhas e problemas nesses primeiros meses de concessão, cancelar um contrato que ainda tem previstas várias formas de cobrar a concessionária é insano. A verdade é a que a transição entre CPTM e ViaMobilidade foi subestimada pelo governo atual e pela concessionária, mas a tendência é que as dificuldades sejam superadas aos poucos.
Linha 4-Amarela até Cotia
Em setembro, Tarcísio citou a extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra e depois até Cotia.
Viabilidade: difícil. Em um momento de aparente desconhecimento, o governador eleito foi além do projeto já em curso de implantar duas novas estações da Linha 4 até Taboão da Serra e incluiu uma nova fase até o município de Cotia. Um pouco de pesquisa seria suficiente para saber que o Metrô tem outro projeto até Cotia, a Linha 22-Marrom.
Linha 6-Laranja concluída
Tarcísio citou a conclusão da Linha 6, algo que exige pouco do governo estadual atualmente, além da contrapartida financeira.
Viabilidade: possível. O projeto da Linha 6-Laranja, com 15,3 km, está encaminhado e deve ser entregue no final de 2025 ou, no mais tardar, 2026, ano da próxima eleição governamental.
Monotrilhos da Linha 15 e 17 terminados
O governador eleito não tem sido muito claro sobre sua visão a respeito do monotrilho, mas prometeu terminar a Linha 15-Prata até Cidade Tiradentes e também a Linha 17-Ouro, mas sem informar se pensa em todo o projeto ou apenas a fase inicial.
Viabilidade: possível. Embora imensamente atrasada, a Linha 17 pode ser aberta dentro dos próximos quatro anos de mandato. Resta saber se os dois trechos suspensos serão retomados. Já a Linha 15-Prata caminha para chegar a Jacú Pêssego e pode ter a etapa final até Cidade Tiradentes lançada até 2026.
Trem Intercidades até Americana, São José dos Campos, Sorocaba e Baixada Santista
O Trem Intercidades foi um projeto que todos os principais candidatos abraçaram durante a campanha, não sendo diferente com Tarcísio Freitas. O Republicano disse que viabilizará o TIC Eixo Norte (São Paulo-Campinas), mas incluiu o trecho até Americana, hoje suspenso. Ele também prometeu iniciar os estudos de serviços até São José dos Campos, Sorocaba e a Baixada Santista.
Viabilidade: possível. Finalizar o processo de licitação do TIC Eixo Norte é uma obrigação de primeira hora do ex-ministro já que atualmente esse projeto só não foi à frente por atrasos do governo federal do qual participou. Já os estudos de outras linhas precisam ser lançados o quanto antes, mas com horizonte muito distante ainda.
Fonte: Metrô CPTM, 01/11/2022