Academia de Letras de Paty do Alferes dá posse a novos acadêmicos
A Academia de Letras Joaquim Osório Duque Estrada (ALJODE) deu posse a novos acadêmicos em um evento marcado por uma grande confraternização. Foram empossados Alan Souza, Bia Tannuri, Carlos Malheiros, Eduardo Gibson, Genésio Pereira dos Santos e Paulo Roberto Machado Vieira. Os novos acadêmicos ocupam, respectivamente, as cadeiras: 22, que tem como patrono J. R. R. Tolkien; 18, patrono Mário Quintana; 14, patrono Carlos Drummond de Andrade; 23, patrono Fernando Sabino; 7, patrono Carlos Lacerda; 30, patrono Severino Sombra. Em seu discurso, o presidente da ALJODE, Edmilson Lyra, lembrou os momentos difíceis para a cultura durante a pandemia. “Este evento marca nossa resiliência diante das dificuldades impostas por um período de isolamento e distanciamento social durante a pandemia da Covid-19”. Por outro lado, Lyra lembrou que as reuniões virtuais deram à Academia a possibilidade de abrir suas portas para escritores do Rio de Janeiro e de outros estados, como Minas Gerais e Ceará. Edmilson resumiu a função da instituição dizendo que “(…) a Academia produz entretenimento e conhecimento através de seus membros, autores de poesias, romances, contos, crônicas, pesquisas e estudos.
Além de organizar e coordenar eventos que estimulem o hábito da leitura, como a festa do dia das crianças, ocorrida em outubro”. Feira Literária – A Academia de Letras segue insistindo, junto à Prefeitura, pela realização da I Feira Literária e Cultural de Paty do Alferes. Além disso, a entidade costura um convênio de cooperação com academias de Portugal e Angola.
A Aenfer parabeniza o nosso conselheiro, categoria Especial de nossa Associação pela posse como membro da ALJODE. Desejamos sucesso a todos os empossados.
Fonte: Jornal Tribuna do Interior