Castro diz que RJ tem verba para investir na melhoria dos trens e que, em troca, pode cobrar redução do preço da passagem da Supervia
O governador Cláudio Castro (PL) afirmou nesta segunda-feira (2) que o poder estadual vai realizar os investimentos necessários no sistema de trens do Rio de Janeiro para a melhoria do serviço da população em troca de manutenção ou até redução de tarifa. A declaração foi dada em entrevista ao RJ1.
Foto: Reprodução/ TV Globo
“Já pedi para o novo secretário verificar a necessidade de compra de novos trens. O estado fará o investimento necessário. Não vai ficar nessa briga do concessionário e o estado, que fará os investimentos necessários. Lembrando: investimento em bens do estado”, afirmou Cláudio Castro.
Os investimentos, de acordo com o governador, podem passar, além da compra de trens, pela reforma de estações.
“Se tiver que reformar estações eu farei, se tiver que comprar trem eu farei e eu vou trocar isso por tarifa. Então, o estado hoje, como tem condição de investir, não vai ficar nessa letargia de ficar negociando prazo com a operadora. Vamos fazer os investimentos necessários e negociar isso na diminuição da tarifa, que eu acho que é o melhor caminho, o caminho que o mundo inteiro faz”, disse o governador.
Cláudio Castro afirmou ainda que pretende terminar as obras da estação Gávea, da Linha 4 do metrô, que estão paradas desde 2015. No ano passado, os moradores do bairro chegaram a protestar contra o abandono.
“A Procuradoria Geral do Estado já comentou que está bem perto do acordo para a gente finalmente terminar a Estação Gávea e a Linha 4. São avanços para o próximo ano. Fora o metrô chegando a Nova Iguaçu, o corredor expresso de São Gonçalo e, quem sabe, se tivermos recursos, se o governo federal não ajuda, sobretudo no cumprimento do compromisso de todo o valor da outorga do [Aeroporto] Santos Dumont e [Aeroporto] do Galeão ficarem para obras no Rio de Janeiro, avançar na Linha 3”, disse Castro.
Roubo de cabos
O governador falou também sobre o problema recorrente de furto de cabos, que prejudica os passageiros dos trens da Supervia. Segundo ele, os cabos estão sendo aterrados e as estruturas que possuem materiais que possuem valor comercial devem ficar isoladas.
Porém, Castro afirmou que a proteção patrimonial do sistema é de responsabilidade da concessionária.
“Já começou o aterramento dos cabos. Há uma equipe da Polícia Militar, que está o tempo todo com a concessionária. A gente crê que, em pouco tempo, isso não será mais um problema. Faz parte, inclusive, desse último recurso de R$ 250 milhões que eu enviei é o aterramento dos cabos e pequenas estações tecnológicas em material chumbado, ou seja, ninguém vai conseguir entrar lá”.
“E a concessionária também tem que fazer a proteção patrimonial que está na concessão. É responsabilidade deles. É uma cobrança mais firme aos deveres da concessionária, mas o estado fazendo a sua parte com o investimento necessário”, disse.
Fonte: G1, 03/01/2023