Trem Expresso Bruxo de Curitiba

Expresso Bruxo de Curitiba é mais nova atração brasileira inspirada no universo mágico ao ‘estilo Harry Potter’

O personagem Oliver do Expresso Bruxo, passeio de trem em Curitiba inspirado livremente no universo de Harry Potter

Uma atração de Harry Potter… mas sem Harry Potter? Nos últimos anos, a temática da magia, muito difundida pela série de livros e filmes do bruxinho inglês, tem inspirado empreendimentos, restaurantes e passeios no mundo todo. Não usam, necessariamente, os personagens criados por J.K. Rowling, como acontece nas áreas temáticas dos parques da Universal. Mas basta bater o olho para perceber de onde aquele universo mágico vem.

O mais novo exemplo dessa onda é o Expresso Bruxo, passeio de trem temático em Curitiba que começa neste 1º de julho e vai até o fim do mês, sempre aos sábados, com saídas às 20h. Ele será operado pela Serra Verde Express, a mesma empresa responsável pelo Trem da Serra do Mar, um tradicional roteiro ligando a capital paranaense a Morretes.

Ao contrário do passeio para o litoral, o Expresso Bruxo não sairá de Curitiba. Mas a ideia é que os passageiros tenham a impressão de estarem numa outra realidade, habitada por magos, feiticeiros e criaturas incríveis.

 

A história começa na plataforma de embarque da estação de trem de Curitiba, onde estudantes e professores da Escola de Magia e Bruxaria de GreenRidge selecionam novos alunos para as turmas de GralhaZulis e Capivarius. Ao longo das duas horas seguintes, os passageiros entram no trem, que continua pelas ruas da região. Na estação, acontecem aulas de poções, realidade aumentada, degustação de drinques mágicos, gastronomia típica e apresentação de música medieval.

Entre os personagens estão Oliver, o estudante prodígio da turma Capivarius; Sarah, a aluna mais corajosa da turma Gralha Zuris; a misteriosa professora de bruxarias Agnes, o mago Paracelso e o ranzinza elfo Angrod, o condutor do trem. Essa não será a primeira vez que haverá atores encenando histórias a bordo das litorinas da Serra Verde, como explica o diretor da empresa, Adonai Arruda Filho.

– Há alguns anos fazemos passeios temáticos durante o Festival de Teatro de Curitiba, com atores encenando histórias de detetives dentro no trem e nas estações, ao estilo de Agatha Christie. Agora decidimos apostar nessa temática da fantasia, que também tem tudo a ver com o turismo ferroviário – disse Arruda durante a última edição da feira WTM Latin America, em São Paulo, quando o produto foi apresentado ao mercado pela primeira vez.

O ingresso custa R$180 por pessoa, mas quem levar um quilo de alimento não perecível pode pagar meia. As vendas estão abertas no site da Serra Verde Express (serraverdeexpress.com.br/expressobruxo).

Fotos: Rulhan Mainardes / Divulgação

Fonte: O Globo, 01/07/2023

 

Rolar para cima