A comitiva da estatal de infraestrutura chinesa, CRRC Corporation Limited, foi recebida, nesta quinta-feira (24), pelo governador Cláudio Castro (PL), no Palácio Guanabara, para a apresentação de uma proposta de estudos relacionada à gestão da Linha 3 do Metrô (São Gonçalo – Praça XV). O trabalho será realizado de acordo com o modelo DLS, que abrange desde o projeto de construção até a operação com suporte de inteligência.
No encontro, Cláudio Castro destacou que, atualmente, o Rio de Janeiro está em posição de vice-liderança econômica no Brasil, além de ser o Estado responsável por 20% de toda a arrecadação dos impostos federais. Esses e outros indicadores fazem do Rio, segundo o governador, uma região promissora e aberta a novos investimentos.
Foto: Rafael Campos
A CRRC Corporation Limited, por sua vez, apresentou ao governador o seu portfólio de atividades desenvolvidas no Brasil, que vão desde pesquisa, serviços técnicos de transporte ferroviário urbano, fabricação, reparo, venda até locação. O grupo, que atua em território nacional desde 2008, também foi responsável pela doação de livros para a Biblioteca Parque Estadual, localizada na Avenida Presidente Vargas, no Centro da capital.
O secretário deEstado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis (MDB), celebrou o interesse de parceria da estatal chinesa, reforçando que o Rio de Janeiro vive um novo momento econômico.
“Estamos vivendo um novo momento no Rio de Janeiro e essa parceria com a empresa chinesa CRRC é fundamental. A oportunidade do início do projeto da Linha 3 do Metrô vai mudar a história do nosso Estado, interligando toda a cidade”, afirmou o secretário.
Também participaram de evento, o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione; o deputado estadual, Rosenverg Reis (MDB), entre outras autoridades dos setores público e privado.
Fonte: Diário do Rio, 24/08/2023