A VLI encomendou à Greenbrier Maxion 166 vagões hopper do modelo HTT. O material rodante será destinado ao transporte de grãos na Ferrovia Norte-Sul. A estimativa é que as unidades comecem a ser entregues entre novembro e dezembro deste ano, para que estejam prontas para operarem no período de safra, que começa em fevereiro.
A concessionária tem investido na compra de vagões para atender a demanda de transporte no chamado corredor Norte (Ferrovia Norte-Sul, de Açailândia-MA a Porto Nacional-TO, chegando ao Porto de Itaqui-MA por meio de direito de passagem pela Estrada de Ferro Carajás). Em 2022, a companhia movimentou 15 milhões de toneladas por esse corredor, contra 12,7 milhões de toneladas em 2021.
Em abril deste ano, a companhia já havia anunciado a aquisição de 78 unidades hopper HTT, para a movimentação de adubos/fertilizantes no trecho. A carga responde por 11% do mix total movimentado pela empresa.
Os vagões hopper HTT, desenvolvidos e produzidos pela Greenbrier Maxion, têm três principais diferencias, segundo a fabricante: redução do comprimento sem perda de volume, diminuição da tara (peso) e aumento da vida útil. Além disso, apresenta sistema de descarga rápida e revestimento interno com pintura especial, que não retém a carga no interior do vagão, afirma a empresa.
Novas locomotivas
No segundo trimestre de 2024, está prevista a chegada das primeiras das nove locomotivas do modelo ES-43BBI, da Wabtec, encomendadas pela VLI para operarem na malha de bitola métrica da Ferrovia Centro-Atlântica.
Foto: Site VLI
As máquinas devem atuar no transporte de cargas dos setores siderúrgico, agroindustrial, carvão, fertilizantes, combustíveis e celulose para portos do Espírito Santo.
Fonte: Revista Ferroviária, 28/08/2023