Carta de um associado

Prezados amigos
É indubitável que nossa Associação atravessa uma fase crítica de natureza financeira. Isto nos deve preocupar, pois nossa Associação se constitui em uma entidade que tem como objetivo principal garantir a manutenção do espírito ferroviário, além de nos dar apoio ao cumprimento dos direitos que legalmente nos foram concedidos.
Em realidade, quando nos referimos ao espírito ferroviário, estamos nos referindo ao transporte de modo geral!
Dada à dimensão do nosso país, à diversidade de regiões, à necessidade que temos de movimentar enormes quantidades de mercadorias e pessoas, que se encontram associadas à economia e condições de vida, o transporte se constitui em atividade prioritária, devendo ter tratamento diferenciado dada sua amplitude e influência.
Infelizmente extinguiram a RFFSA, sem que houvesse uma séria avaliação das eventuais consequências que poderiam advir. Os resultados estão aí para se ver: a participação das ferrovias no transporte da carga geral e passageiros, principalmente entre cidades, demonstra resultados extremamente limitados.
Os investimentos nas ferrovias foram de tão baixa intensidade que o governo se viu obrigado a abrir mão das concessões para tentar atrair investimentos no setor.
Por outro lado, estamos a assistir à situação de grande parte das ferrovias, do elevado custo dos transportes na composição dos preços das mercadorias, a elevada quantidade de graves acidentes nas rodovias, o roubo das cargas por gangues, enfim, uma situação de extrema gravidade…
Não há nenhuma dúvida de que o transporte não pode ser uma área da qual o Governo possa se omitir… mas ele assim o fez quando liquidou com a Rede Ferroviária.
Na condição de cidadãos, entendidos da importância que os transportes representam para a sociedade e a economia do país, não nos afastemos de participar na luta pela recuperação das ferrovias para o bem de todos nós, nossas famílias, nossa economia, nosso bem-estar social.
Vamos fortalecer nossa Associação, que embora tenha a designação de Engenheiros, sempre demonstrou, através das suas publicações e atitudes, estar ligada ao Sistema e à luta pela melhoria dos transportes no nosso Brasil.
Vamos prestigiar, vamos colaborar, vamos incentivar que maior quantidade de pessoas, mormente aquelas que hoje trabalham nas ferrovias concedidas, se engajem em defesa da maior participação das ferrovias no nosso transporte.
Vamos apoiar a nossa Associação…
Maurício Fernandes Gomes de Souza   07/setembro/2023

Rolar para cima