Um trem de alta velocidade partiu de Guangzhou, capital da província de Guangdong, na manhã de terça-feira (26), em direção à cidade costeira de Shanwei, marcando a abertura oficial de uma nova linha ferroviária entre a zona leste da província e a Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.
A Ferrovia de Alta Velocidade Guangzhou-Shanwei, parte da rede ferroviária de alta velocidade na área costeira do sudeste da China, conectará também diversas linhas ferroviárias às províncias de Fujian e Zhejiang.
A linha, com oito estações, desempenhará um papel significativo na promoção da integração econômica e social entre as regiões do Delta do Rio das Pérolas e do Delta do Rio Yangtze, as duas potências econômicas do país asiático, segundo os operadores ferroviários.
A linha foi projetada para operar a uma velocidade de 350 quilômetros por hora, ajudando a reduzir o tempo de viagem entre Guangzhou e Shanwei de 140 minutos para cerca de 70 minutos, segundo o China Railway Guangzhou Group.
“A abertura da ferrovia de alta velocidade ajudará a promover a transferência de indústrias da área central do Delta do Rio das Pérolas para as cidades ao longo da linha ferroviária, acelerando a melhoria das deficiências industriais na área”, observou Jin Yibing, um alto pesquisador da economia de ferrovias de alta velocidade e professor associado da Escola do Partido Ferroviário de Guangdong.
À medida que aumentam os tipos de indústrias assumidas pelas cidades ao longo da ferrovia de alta velocidade, a cadeia econômica e o impacto da ferrovia de alta velocidade se tornarão gradualmente aparentes, de acordo com Jin.
Após a abertura da ferrovia, Huizhou e Shanwei, entre outras cidades ao longo da linha, deverão se tornar destinos turísticos populares e atrair um grande número de visitantes, disse Jin.
“Um grande número de passageiros será registrado para a ferrovia, já que ela entrará em breve no pico de transporte durante o Festival do Meio Outono e os feriados do Dia Nacional”, apontou Jin.
As cidades costeiras, conhecidas pela sua habitabilidade, turismo e oportunidades de negócios, desempenharão um papel significativo durante o Festival do Meio Outono e os feriados do Dia Nacional deste ano, que começa na próxima sexta-feira, segundo Jin.
Ao longo da linha, foram construídas quatro novas estações em Huizhou, que tem uma população de mais de 6 milhões de pessoas, tornando a cidade na parte oriental de Guangdong um importante destino na rede ferroviária da província.
Fonte: portuguese.people.com