Crea-RJ entrega o Prêmio Johanna Döbereiner no próximo dia 17
Este ano, o agrônomo e pesquisador Paulo Augusto da Eira será o homenageado.
A fim de valorizar profissionais, entidades de classe e instituições que se destacaram por seus trabalhos, ações e projetos na área da Agronomia, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado vai conceder este ano, mais uma vez, o Prêmio Johanna Döbereiner 2023. A solenidade de premiação será realizada na próxima terça-feira (17), às 15h, na sede do Crea-RJ (Rua Buenos Aires, 40, 4º andar, Centro, Rio de Janeiro). E para alcançar um público mais amplo, o evento também será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube WebTV Crea-RJ.
O Prêmio Johanna Döbereiner, promovido pela Câmara Especializada de Agronomia do Crea-RJ, reconhece os esforços de profissionais e instituições para aprimorar a produção agrícola, garantir a segurança alimentar e promover a sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente. “Anualmente, a premiação valoriza todos os que trabalham em prol da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos fluminenses. Nossa intenção é destacar iniciativas e projetos de pesquisadores e entidades que fazem a diferença em nosso Estado e que ajudam a nortear outras ações da sociedade”, explica Luiz Antonio Cosenza, presidente do Crea-RJ.
O agraciado deste ano
O engenheiro agrônomo e pesquisador Paulo Augusto da Eira é o vencedor do Prêmio Johanna Döbereiner 2023. Exemplo de dedicação, competência e contribuição para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia agrícola no país, Paulo Eira honra a memória da ilustre pesquisadora que dá nome ao prêmio. Ao longo de 30 anos de trajetória, realizou importantes pesquisas na área de solos, fertilidade, manejo e conservação, tendo publicado mais de 30 trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais. Ocupou diversos cargos de gestão e liderança em instituições renomadas, como a EMBRAPA Solos, a PESAGRO-RIO e a então Secretaria de Agricultura do Estado da Guanabara.
Sobre Johanna Döbereiner:
Johanna Döbereiner foi uma importante cientista agrícola naturalizada brasileira, que nasceu na Alemanha em 1924 e dedicou sua vida ao estudo e avanço da microbiologia do solo e da fixação biológica de nitrogênio. Suas contribuições inestimáveis à ciência agrícola foram reconhecidas nacional e internacionalmente e trouxeram benefícios significativos para a agricultura brasileira. O Prêmio é uma homenagem ao legado dessa notável pesquisadora, cujo trabalho revolucionou a compreensão da química do solo e o papel das bactérias na Agricultura.
Mais informações:
Assessoria de imprensa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ)
Ex-Libris Comunicação Integrada
Cristina Freitas (21) 99431-0001 — cristina@libris.com.br
Andreia Constâncio (24) 99857-1818 – andreia@libris.com.br