‘Me entrega a velha e linda estação da Leopoldina que a gente recupera’, pede Paes a Lula pelas redes sociais
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, usou as redes sociais na manhã desta terça-feira para fazer um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Sila: “Me entrega a velha e linda estação da Leopoldina que a gente recupera ela”, postou. O prefeito, que copiou a ministra da Gestão e Inovação, Ester Dwek, completou: “Até topo pagar mas dado é melhor ainda. Bora?” .
Paes já havia manifestado em algumas ocasiões, a intenção de ficar com a antiga estação para o município. A ideia dele é fazer uma operação semelhante a que realizou com o Edifício A Noite, na Praça Mauá. O primeiro arranha-céu do Brasil foi adquirido pela prefeitura e revendido para a AZO Inc, que vai transformá-lo em um residencial com mais de 400 apartamentos.
— Nossa ideia é conceder para a iniciativa privada o terreno inteiro, porque tem potencial imobiliário. E a gente daria algum uso para a estação propriamente dita; uso cultural, público. Estamos negociando ainda. O fato é que aquilo nas mãos do governo federal está há anos parado, e sabemos que vai continuar assim se permanecer com a União — diz ele a O GLOBO, no começo de setembro.
A fim de tornar atrativo o espaço para o setor imobiliário, a prefeitura apresentou em agosto à Câmara de Vereadores projeto de lei complementar que amplia para a Leopoldina a possibilidade de usar Certificados de Potencial Adicional Construtivo (Cepacs). A compra desses títulos públicos permite a construção de área adicional, modificação de uso e parâmetros de empreendimentos.
Parte do terreno federal, que é usada pela Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central) deveria ter um cronograma de desocupação, conforme estabelecido no acordo celebrado em maio de 2022. No lugar, há um galpão, onde funcionou uma fábrica de aduelas, e centenas de peças que seriam usadas nas obras da Linha 4 (Ipanema-Barra) se deterioram.
Fonte: extra.globo.com, 21/11/2023