Com quatro rotas, malha de trens regionais de São Paulo deverá ter 350 km poderá e transportar 140 mil passageiros
Rede de trens intercidades transportará 142 mil passageiros diários (Ank Kumar)
Para além do planejamento de uma rede futura de trens e metrôs, o governo do estado está empenhado em consolidar uma rede de trens intercidades. O projeto de trens regionais no estado contemplará mais de 350 quilômetros de novos trilhos.
Em palestra promovida pelo Instituto de Engenharia são revelados mais detalhes sobre a futura rede de TICs que percorrerá as principais cidades da macrometrópole. A proposta leva em consideração os estudos mais recentes onde a rede de transporte é incluída no processo de analise.
Traçado dos Trens Intercidades (STM)
Extensão
Os novos serviços de trens intercidades deverão ter extensão total de 356 quilômetros. O maior do serviços será o TIC Eixo Leste (São Paulo – São José dos Campos) com extensão de 104 quilômetros.
O eixo norte entre São Paulo e Campinas terá 101 quilômetros, enquanto o TIC Eixo Oeste, com destino à Sorocaba, terá 93 quilômetros de extensão. O menor dos trechos é o TIC Eixo Sul, com destino a Santos, tendo 58 quilômetros de distância.
Extensão da rede de trens intercidades (Jean Carlos)
Estações
Segundo a apresentação da STM a rede de TIC deverá ter 15 estações. Serão três paradas no eixo norte, e quatro nos demais quadrantes.
Novas estações da rede de trens intercidades (Jean Carlos)
O TIC para Campinas terá como estação inicial Palmeiras-Barra Funda, passando por Jundiai até chegar em Campinas.
As características do serviço expresso entre SP e Campinas (GESP)
O eixo oeste, com quatro estações, poderia ter paradas localizadas em Água Branca, São Roque, Brigadeiro Tobias e Sorocaba, segundo os últimos estudos realizados. Uma quinta estação, em Antônio João é citada em estudos do PITU 2040.
Diagrama do TIC Sorocaba (PITU 2040)
Os estudos mais antigos sobre o eixo sul do TIC apontam estações em Santos, Cubatão, Mauá, Santo André, Tamanduateí e São Carlos/Brás (ponto de partida). A revisão de algumas estações pode tornar o trem mais veloz entre o planalto e a baixada.
Diagrama do TIC Santos (PITU 2040)
Os trens com destino São José dos Campos deverão ter quatro estações em seu traçado. A versão mais recente do projeto apontava paradas em Brás, Engenheiro Goulart e São José dos Campos. Uma nova estação deverá ser contemplada em local não definido.
Diagrama do TIC São José dos Campos (PITU 2040)
Novos trens
A quantidade de novos trens previstos para cada trecho são de oito composições, totalizando 24 trens especiais. Para o TIC Eixo Norte não há definição de quantidade de trens, uma vez que o contrato exige que as composições sejam adquiridas com base na oferta de lugares.
Novos trens previstos para a rede de trens intercidades (Jean Carlos)
Passageiros
O transporte de passageiros de longo percurso e com média velocidade deverá beneficiar cerca de 142 mil passageiros diariamente. Esse valor é obtido com base em estimativas de demanda que levam em consideração a consolidação da rede metropolitana.
O trem entre São Paulo e Campinas é o mais promissor de toda a rede, com uma demanda estimada em 60 mil passageiros diários.
O segundo mais demandado pelos passageiros é o TIC para Santos com demanda média de 33 mil passageiros diários. Este valor poderá aumentar de forma considerável em determinadas épocas do ano, refletindo a alta demanda em feriados e datas festivas.
Os dois traçados com menor demanda são Sorocaba e São José dos Campos com 27 mil e 33 mil passageiros diários respectivamente. As regiões metropolitanas nos eixos leste e oeste não são tão pujantes quanto às demais, mas, isso não elimina a necessidade de se criar ligações fixas ferroviárias com estes locais.
Demanda estimada para a rede de trens intercidades (Jean Carlos)
Conclusão
A rede de trens intercidades está em constante aprimoramento e revisão. O primeiro TIC que será posto em prática será entre São Paulo e Campinas, cujo leilão deverá ocorrer no próximo dia 29 de fevereiro.
Os demais traçados requerem estudos mais aprofundados de traçado, estações, demanda, etc. Portanto, apesar de haver uma previsão sobre os aspectos da rede futura de trens de intercidades, todas as análises podem sofrer revisões.
Constituir uma rede de transporte regional sobre trilhos é parte fundamental do desenvolvimento do estado como um todo. As conexões, além de possibilitar a redução do tempo de viagem, podem estimular as regiões contempladas economicamente e culturalmente, uma vez que as viagens se tornarão mais acessíveis e menos burocráticas com o modo ferroviário.
Fonte: Metrô CPTM, 21/01/2024