O coordenador Especial de Integração dos Modais de Transporte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, vereador Edson Santos, recebeu na segunda-feira passada (11/03) na Câmara dos Vereadores o vice-presidente da Aenfer Helio Suêvo, juntamente com os técnicos representantes do Fórum de Mobilidade Urbana do Clube de Engenharia Raul Lisboa e Antônio Carlos.
Na foto: Heilo Suevo, Edson Santos Raul Lisboa e Antônio Carlos.
Na ocasião foi colocado ao vereador a preocupação das entidades em relação ao acordo firmado entre a União e a Prefeitura do Rio de Janeiro que apresentou um projeto para o Complexo Ferroviário Barão de Mauá (Leopoldina) que foge completamente da questão da preservação da identidade ferroviária local, já que, para um futuro próximo o complexo pode se tornar novamente como um terminal de integração (ônibus/trens/Metrô/VLT) visando a melhoria de mobilidade urbana na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Ficou combinado com o vereador o agendamento de uma reunião de trabalho com a participação da Coordenação da Frente Parlamentar Pró-Ferrovias Fluminense; Secretaria Especial de Assuntos Fundiários do Governo Federal; vereador Márcio Ribeiro; Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana do RJ, além das entidades ferroviárias envolvidas na defesa do Complexo Barão de Mauá como ferrovia.
Para subsidiar a defesa, a Aenfer entregou ao vereador a análise da Lei Complementar nº 267 de 05/12/2023, carta da Aenfer encaminhada ao prefeito do Rio de Janeiro em 22/12/2023, cronologia da situação do complexo Barão de Mauá desde a sua inauguração em novembro de 1926, além de outros documentos afins.