Linkezine – Esse ano, teremos eleições municipais e muitos políticos começam a articular suas redes. O Prefeito Eduardo Paes vem realizando alguns movimentos que mexem com a máquina municipal e uma delas é o complexo do bairro do Engenho de Dentro. Esse bairro, esquecido pelo poder público, vai abrigar um complexo educativo e social. Paes está construído um grande legado para o bairro no espaço da antiga Faculdade Gama Filho. O município dará adeus a um grande elefante branco instalado naquela região, que por décadas deu muita dor de cabeça aos moradores do bairro. Paes com essa obra conquista os moradores daquela região e avança na sua articulação para as eleições.
Paes segue agora para a Estação Ferroviário Barão de Mauá. Essa estação está abandonada há muito tempo. Ela fica situada na região da Leopoldina, área central do município do Rio de Janeiro. Em tempos idos, ela fazia a integração entre dois estados: Rio de Janeiro e São Paulo. A estação teve sua inauguração em 06/11/1926 e foi temporariamente tombada em 08/12/1987, pela lei (art. 9º da Lei nº 11.483/2017 e portaria IPHAN nº 407/2010). Em 18/02/1991, recebeu o tombamento definitivo pela Resolução SEC nº 031 da Secretaria de Estado de Cultura, incluindo todo o conjunto que a compõe, formado pelo Edifício Principal, Gare, Corpo Posterior, Plataforma de Embarque e Desembarque. Mesmo com essa resolução de tombamento em definitivo, a estação seguiu com idas e vindas de ativação até 2017, quando o Juiz Paulo André Espírito Santo profere uma sentença contra a Concessionária Supervia dando 6 meses para a restauração do prédio. O descumprimento levaria a uma multa diária de R$ 20 milhões.
Dois anos depois, a Secretaria de Transporte do Rio de Janeiro apresentou o projeto de restauro parcial do Complexo, aprovado pelo IPHAN-RJ, no valor de R$ 18 milhões, com aporte da MRS-Logística de R$ 5 milhões. Como não houve apoio do Governo do Estado, o referido projeto não foi viabilizado. Esse ano, a prefeitura representada por Eduardo Paes assinou um acordo de cooperação técnica com a União para fazer a revitalização do imóvel. Com essa assinatura, o Prefeito apresentou o futuro do espaço, vejamos:
“Estação Leopoldina dará lugar a um centro de convenções que receberá feiras e grandes eventos; um conjunto habitacional do projeto ‘Minha Casa, Minha Vida’, abrigando 700 unidades residenciais; uma unidade de saúde da Clínica da Família e uma escola pública modelo GET (Ginásio Experimental Tecnológico) e a Cidade do Samba 2, com o objetivo de fornecer barracões para as escolas de samba da Série Ouro do carnaval carioca. Além das obras estruturais, a Prefeitura do Rio pensa em estender o VLT até a Leopoldina para melhorar a mobilidade dos futuros moradores dos conjuntos que ficam a menos de um quilômetro do recém-inaugurado Terminal Gentileza.”
Com o contrato assinado e as promessas de obras para o segundo semestre de 2024, esse cenário mexem com a eleição municipal carioca. Para o candidato à reeleição, essas obras são dois grandes feitos para incluir na vitrine da sua campanha a reeleição. Se por um lado, a prefeitura do Rio comemora o início das obras, o Movimento Pró Ferrovia, encabeçado pela Associação de Engenheiros Ferroviários/AENFER, tem um contraponto a expor que precisa ser analisado, antes das obras iniciarem, são eles:
• Manutenção da “Faixa de Domínio da Ferrovia”, do Complexo Barão de Mauá, incluindo a sua área externa;
• Resgate e utilização do Terminal de embarque e desembarque de passageiros como alternativa em caso de problemas técnicos, operacionais e fortuitos no Terminal Ferroviário de D. Pedro II;
• Criação de Hub de Transporte visando concentração dos fluxos como terminal multimodal (ônibus, trem, metrô e VLT;
• Implantação de Trens Intermunicipais/Regionais no Complexo;
• Extensão do VLT para o Complexo;
• Futuro Terminal do TAV Brasil, de acordo com planejamento e estudos em andamento.
A Associação de Engenheiros Ferroviários/AENFER precisa ser ouvida pelo prefeito Eduardo Paes em uma audiência. Os itens que foram apresentados têm muita relevância e podem ajudar a desafogar os pontos de grande gargalo na cidade. Paes tem o hábito de ouvir boas propostas e a AEFER traz experiência somada a soluções. Que o futuro da estação possa ser um ponto positivo para o município trazendo mobilidade e rapidez ao cidadão.
Por: Josué Bittencourt, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ
Fonte: Linkezine, 20/04/2024