Diário do Rio – A partir do dia 27 de julho, os moradores e usuários do transporte público que dependem do serviço conhecido comoMetrô na Superfície terão que se adaptar a um novo trajeto. A concessionária MetrôRio anunciou oficialmente a descontinuação desse serviço que ligava os bairros do Humaitá, Jardim Botânico e Gávea às estações de metrô de Botafogo e Antero de Quental/Leblon. A medida foi publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (19/07). O serviço operava no município desde 2002.
Alternativas Disponíveis
Com o fim do Metrô na Superfície, os passageiros terão como única opção de integração os ônibus municipais que oferecem a tarifa de R$ 7,50, permitindo a conexão com as estações de metrô. As linhas disponíveis para integração incluem:
- Linha 309 (Terminal Alvorada x Central)
- Linhas 538 e 539 (Rocinha x Leme)
- Linha 548 (Metrô Botafogo x Terminal Alvorada)
- Linhas 583 e 584 (Cosme Velho x Leblon)
É importante destacar que os passageiros que optarem por iniciar sua viagem nos ônibus municipais deverão obrigatoriamente realizar a segunda parte da integração nas estações de Botafogo ou Antero de Quental/Leblon, que eram anteriormente atendidas pelo Metrô na Superfície. A partir de segunda-feira, uma campanha de comunicação será lançada para informar o público sobre as mudanças. Estações e pontos de ônibus contarão com sinalização adequada e a presença de orientadores para auxiliar os passageiros.