Diário dos Trilhos – O monotrilho da Linha 15-Prata no Metrô de São Paulo completa dez anos de operação nesta sexta-feira (30), sendo o primeiro deste tipo de modal em grande capacidade a operar na América Latina.
O sistema foi aberto à população inicialmente ligando as estações Vila Prudente e Oratório e após alguns anos, em 2018, foi expandido passando a funcionar até Jardim Planalto, passando então a ter uma melhor função de atendimento aos passageiros.
Depois vieram as estações Fazenda da Juta, Sapopemba, São Mateus e Jardim Colonial, ampliando a linha para os atuais 14 km e tomando a preferência dos moradores da região para chegar a outras linhas do sistema metroferroviário, em comparação com linhas de ônibus que percorrem as avenidas Anhaia Mello e Sapopemba.
Atualmente para transportar os passageiros existe a frota de 27 trens Innovia™ 300 que foram fornecidos para a linha são equipados com o sistema de sinalização Cityflo™ 650, além de recentemente o Metrô iniciar a retirar os operadores e implantar o sistema totalmente automatizado, sem a necessidade de um operador acompanhando os comandos, com tecnologia driveless (sem operador), usando balizas de via para orientação, posicionamento e prevenção de colisão dos trens
No último dia 20 de agosto, o Metrô de São Paulo informou que o Monotrilho da Linha 15-Prata registrou recorde histórico no transporte de passageiros, atendendo 140 mil pessoas, o maior volume de passageiros transportados em um único dia desde o início da operação.
Segundo a companhia, a Linha 15 opera ao longo de 11 estações entre Jardim Colonial e Vila Prudente, e permite que as pessoas viajem do extremo leste ao centro da cidade em aproximadamente metade do tempo que levariam para dirigir. Com a expansão planejada para as estações Ipiranga, Boa-Esperança e Jacu Pêssego e mais um novo pátio em Ragueb Chohfi, a linha cobrirá 19,1 km e 14 estações, atendendo a uma demanda estimada de 380 mil passageiros por dia.
OPINIÃO
Em um contexto atual onde de forma lamentável parte da mídia por interesses próprios ou desinformação, procuram “rebaixar”o sistema de monotrilhos para colocar uma solução por ônibus, no caso o Bus Rapid Transit (BRT) como uma solução viável e bem melhor em comparação com uma linha de Metrô.
Um trem da Linha 15 tem a capacidade de transportar 1 mil pessoas por viagem (48 mil pessoas hora), em comparação, um ônibus articulado pode levar entre 150 a 200 pessoas por viagem (15 mil passageiros por hora nos dois sentidos).
Outro diferencial são as velocidades médias, com o monotrilho podendo circular a 80 km/h e um ônibus na média em corredor circulando entre 20 a 25 km/h.
Cada modal tem o seu espaço e para isto estudos são realizados, analisando demanda de passageiros, área atendida, necessidades e dificuldades de sua implantação, no entanto é de espantar um lobby velado realizado por alguns em prol de um sistema em demérito do outro, como o caso da extinta Linha 18-Bronze de monotrilho deixa claro.