SP quer expandir trens e metrô em mil km

Click Petróleo e Gás – Esqueça os ônibus! Governo coloca como meta expandir trens e metrô em mil quilômetros! Projeto de quase 200 BILHÕES pode gerar 150 MIL empregos

Governo anuncia programa que prevê a expansão de mil quilômetros na malha ferroviária do estado. Com investimento estimado em R$ 194 bilhões, o projeto inclui trens intercidades, VLTs, trens urbanos e metrô, visando melhorar a mobilidade urbana e interurbana e gerar cerca de 150 mil empregos.

Pense em uma São Paulo conectada por trens modernos, viagens rápidas e mais sustentáveis. Essa é a meta ambiciosa do governo paulista com o programa “SP nos Trilhos”, lançado em 2024.

Com investimentos colossais e uma promessa de melhorar significativamente a mobilidade urbana e interurbana, o projeto visa expandir em mil quilômetros a malha ferroviária do estado.

O plano inclui mais de 40 iniciativas, como trens intercidades (TICs), veículos leves sobre trilhos (VLTs), metrô e trens urbanos.

O governador Tarcísio de Freitas, defensor do modal ferroviário, acredita que São Paulo será protagonista dessa transformação.

“As rodovias estão cada vez mais congestionadas, precisamos de uma solução sustentável e aderente ao que o mundo faz. Nós vamos fazer a ferrovia renascer no estado de São Paulo e o paulista voltar a andar de trem”, afirmou o governador.

Investimentos bilionários e empregos em São Paulo

Segundo o governo estadual, a expansão ferroviária terá um custo estimado de R$ 194 bilhões, abrangendo projetos na Grande São Paulo, interior e litoral.

Além de melhorar o transporte público, o programa deve gerar cerca de 150 mil empregos diretos e indiretos, um alívio para a economia local e um incentivo para a retomada econômica.

TIC Eixo Norte: o mais rápido do Brasil

Entre os projetos mais destacados está o TIC Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas com um investimento de R$ 14,2 bilhões.

O trajeto, leiloado em fevereiro de 2024, terá início na estação Palmeiras-Barra Funda e terminará em um novo terminal ferroviário em Campinas, com uma parada em Jundiaí.

Com operação prevista para maio de 2031, o serviço expresso promete reduzir significativamente o tempo de viagem, que será de apenas 64 minutos.

O trem terá capacidade para transportar até 860 passageiros por viagem, atingindo velocidades de até 140 km/h, tornando-se o transporte ferroviário mais rápido do Brasil.

TIC Eixo Oeste: conexão com Sorocaba

Outro projeto de destaque é o TIC Eixo Oeste, que conectará a capital paulista a Sorocaba em apenas 60 minutos. Atualmente, o trajeto rodoviário dura cerca de 1h50 de carro e 2h10 de ônibus.

Com um investimento de R$ 10 bilhões, essa linha férrea terá 100 quilômetros de extensão e será viabilizada por meio de uma parceria público-privada (PPP).

TIC Eixo Leste e TIC Eixo Sul: mais estudos em andamento

Ainda em fase de estudos, os TIC Eixo Leste e TIC Eixo Sul também prometem beneficiar milhões de paulistas.

O Eixo Leste ligará São Paulo a São José dos Campos, com uma extensão que varia de 80 a 130 quilômetros, percorrida em 75 minutos.

Já o TIC Eixo Sul conectará a capital à Baixada Santista, atendendo 1,8 milhão de pessoas. O trajeto, também entre 80 e 130 quilômetros, terá duração de aproximadamente 90 minutos. Esses dois projetos somam juntos investimentos estimados de R$ 25 bilhões.

O impacto da expansão ferroviária

Com a promessa de aliviar os congestionamentos nas rodovias, o “SP nos Trilhos” aposta em uma solução sustentável e eficiente. A redução de emissões de poluentes e o incentivo ao transporte coletivo são alguns dos benefícios esperados.

Especialistas também apontam que o investimento em ferrovias é fundamental para o desenvolvimento econômico de regiões periféricas e a descentralização das atividades econômicas no estado.

Desafios pela frente para São Paulo

Apesar do otimismo, o projeto enfrenta desafios significativos, como questões de licenciamento ambiental, desapropriações e a necessidade de atrair investimentos privados para viabilizar as obras.

Fonte: Click Petróleo e Gás, 03/01/2025

Foto: Governo de São Paulo

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