Rio registra queda no transporte sobre trilhos, contrariando média nacional
Diário do Rio – O número de passageiros nos sistemas caíram 1,2% no ano passado, com a insegurança e o aumento das tarifas sendo apontados como os principais fatores
Em 2025, o MetrôRio registrou uma queda de 24% no número de passageiros – Foto: Daniel Martins/Diário do Rio
Enquanto em boa parte do Brasil o número de passageiros no transporte sobre trilhos aumentou quase 4% no ano passado, o Rio segue na contramão dessa tendência. O número de passageiros no sistema de trens, VLT e metrô caiu 1,2% em 2024. Os dados são da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e mostram uma situação preocupante para a mobilidade urbana do Estado.
Por trás dessa queda, especialistas apontam dois principais fatores: a insegurança nos meios de transporte e a grande diferença nas tarifas. O custo do metrô e dos trens no Rio é bem mais alto se comparado ao dos ônibus, que têm um forte subsídio da prefeitura. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Ana Patrizia Lira, diretora-executiva da ANPTrilhos, afirma que é necessário haver uma integração tarifária para criar um sistema de transporte mais eficiente e justo, como já ocorre em cidades como São Paulo e Salvador.
Supervia sentiu maior queda
Desde a pandemia, a Supervia, responsável pelos trens, viu o número de passageiros cair quase pela metade. Em 2019, os trens registravam mais de um 160 milhões de viagens anuais. Este ano, o número reduziu para pouco mais de 80 milhões. No metrô, as quedas também foram sentidas, com uma redução de 24% nas viagens.
Fonte: Diário do Rio, 25/03/2025
Foto: Daniel Martins/Diário do Rio