Trem da Supervia para metrô de superfície

CBN – Os arquitetos Sérgio Magalhães e Vicente Loureiro prepararam uma proposta para encaminhar ao governo do Rio e à prefeitura para transformar os trens do ramal Deodoro da Supervia em metrô de superfície. Integrantes do Conselho Empresarial de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Associação Comercial do Rio de Janeiro, os dois estimam que viabilizar trens passando a cada 6 minutos na linha já seria suficiente para duplicar a capacidade de passageiros no trecho. Em 2024, foram 40,3 milhões de passageiros transportados.

A dupla verificou todas as estações da linha ao longo de meses, em um trabalho encomendado pela Associação Comercial do Rio e apostam que R$ 120 milhões seriam necessários para que os trens voltem a circular com intervalo de tempo definido, como aconteceu durante a Olimpíada de 2016. O valor cobriria, ainda, a requalificação de estações cujo entorno tem grande atividade comercial e que hoje se encontram subutilizadas, como Central, Madureira, São Cristóvão, Méier e Cascadura.

Ramal Deodoro, da Supervia

Foto: SuperVia

Os cálculos dos arquitetos mostram que o ramal de Deodoro perdeu cerca de 140 mil passageiros por dia útil desde 2016. Considerando seu tamanho e capacidade, a estação de Madureira foi a que mais perdeu passageiros entre 2016 e 2024: perto de 60%, o que equivale a pelo menos 20 mil pessoas desistindo de passar por ela todos os dias, com reflexos diretos sobre o comércio instalado ao redor da estação.

A requalificação de estações consideradas chave para o sistema contribuiria para dinamizar o comércio do centro e da Zona Norte. Pela Central deixaram de passar mais de 100 mil pessoas deixaram de circular por dia útil, cerca de 600.000 usuários em uma semana.

Para Sérgio Magalhães, a Zona Norte é o coração da cidade, e começar uma transformação dos trens em metrô de superfície pela Zona Norte não é custosa e serviria de referência ao restante do sistema.

Procurada, a Secretaria Estadual de Transportes informou que a transição da Supervia para o governo do Rio está em andamento, e que o prazo de 180 dias iniciado em novembro do ano passado para essa passagem pode ser prorrogado por mais 90.

“Os trabalhos estão na fase de estruturação das diretrizes técnicas, contratuais e regulatórias, levando em conta a continuidade do serviço aos usuários, a segurança operacional e a sustentabilidade econômico-financeira da futura operação. Para garantir a continuidade dos serviços prestados à população, já foram investidos R$ 110 milhões no sistema pelo Governo do Estado nos últimos meses”.

Fonte: cbn.globo.com – 05/08/2025

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