Ferrovia Oeste-Leste ganha ritmo

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), um dos maiores projetos de infraestrutura em execução no Brasil, ganha novo ritmo dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3). Com 1.527 km de extensão, a ferrovia é vista como peça-chave para reduzir emissões de gases de efeito estufa em comparação ao transporte rodoviário e promover a integração econômica entre diferentes regiões do país.

De acordo com a Infra S.A., o trecho FIOL 2, que liga Caetité a Barreiras (BA), é o destaque da atual fase. A obra é considerada fundamental para o escoamento de minérios do sul da Bahia e grãos do oeste baiano, conectando o interior ao Porto Sul, em Ilhéus, e à Ferrovia Norte-Sul. A ferrovia também terá papel estratégico na futura integração bioceânica, que conectará o Brasil ao Porto de Chancay, no Peru, ampliando a presença nacional no comércio internacional.

Investimentos e avanços

Somente no primeiro semestre de 2025, o governo federal destinou R$ 66,2 milhões para a obra, um aumento de 6% em relação ao ano anterior. O avanço físico da FIOL 2 já atingiu 70,5% de execução acumulada até junho. Novos editais estão previstos ainda este ano para a conclusão dos lotes remanescentes.

Foto: Isac Nóbrega

Além do progresso técnico, a ferrovia já provoca impactos econômicos diretos nas cidades vizinhas. Municípios ao longo do traçado registram crescimento em setores como comércio, hotelaria, transporte e construção civil. O empreendimento também aquece o mercado imobiliário: imóveis que em 2016 eram avaliados em R$ 100 mil hoje superam R$ 300 mil, segundo a estatal.

Geração de empregos

O projeto vem se consolidando como um motor de geração de empregos. Dados do Ministério do Trabalho apontam que, entre janeiro de 2020 e maio de 2025, foram criados 9.200 empregos formais a mais nos 12 municípios cortados pela FIOL 2 — um crescimento de 35%, acima da média nacional de 22%.

Para o gerente de Construção da Infra S.A., José Wedson, o impacto social é visível.

Fonte: Viatrolebus, 20/08/2025

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