Trensurb retoma operação a partir de 30 de agosto

A Trensurb anunciou que retomará a operação plena de trens em toda a extensão da linha a partir de 30 de agosto, data de início da Expointer 2025. Com a medida, os usuários voltarão a utilizar o metrô das 5h às 23h, diariamente, em todas as 22 estações distribuídas nos 43,8 quilômetros de via, sem necessidade de transbordo para ônibus.

O retorno integral foi possível após a conclusão de 80% das obras de recuperação da via férrea, atingida pela enchente de maio de 2024. Desde janeiro, a circulação de trens estava limitada, com complementação de viagens por ônibus após as 20h de segunda a sábado e durante todo o dia em domingos e feriados. Segundo a empresa, a recuperação do trecho entre Mathias Velho (Canoas) e Mercado (Porto Alegre) foi antecipada em relação à previsão inicial, que apontava conclusão apenas no fim de setembro.

O diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia, afirmou que os recursos extraordinários do Governo Federal garantem a recuperação completa dos sistemas atingidos. “Além de assegurarem a recuperação, esses investimentos vão deixar para a comunidade da região metropolitana uma empresa mais moderna tecnologicamente e mais resiliente em caso de ocorrência de novas catástrofes climáticas”, disse.

Obras e investimentos

As obras na via férrea envolvem investimento total de R$ 58,8 milhões, abrangendo 20 quilômetros de reconstrução, incluindo as vias principais e o pátio de estacionamento de trens, no bairro Humaitá, em Porto Alegre. Apenas em materiais, foram destinados R$ 20,4 milhões. A reconstrução utilizou 44 mil metros cúbicos de brita, 11 mil dormentes, 36 mil parafusos com porcas, 36 mil calços isolantes e 18 mil palmilhas de borracha.

Trensurb

Foto: Trensurb

Durante a paralisação parcial, a Trensurb contratou ônibus para complementar o trajeto sem custo adicional aos usuários. Desde julho de 2024, o serviço transportou mais de 2,4 milhões de passageiros em 59 mil viagens. Garcia destacou a compreensão do público: “A paciência e a confiança de cada passageiro foram fundamentais. Mais do que enfrentar problemas técnicos, atravessamos juntos um momento de adversidade que ficará marcado na história da Trensurb”.

Energia e sinalização

A recuperação também inclui a rede de energia elétrica de tração. O contrato de R$ 84,2 milhões prevê a modernização de três das cinco subestações (Fátima, Farrapos e São Luís), com cronogramas de conclusão entre janeiro e novembro de 2026. Outro contrato emergencial, de R$ 1,9 milhão, está promovendo reparos corretivos em subestações e geradores, com conclusão prevista até novembro de 2025. Já a recuperação do transformador da Subestação São Luís terá investimento de R$ 2,1 milhões, com conclusão no segundo semestre de 2026.

Na área de sinalização, responsável pelo controle do tráfego ferroviário, já foram restabelecidos os trechos entre Novo Hamburgo e Farrapos. O trecho entre Farrapos e Mercado deve ser concluído até outubro de 2025. O investimento total é de R$ 16,6 milhões em cabos, relés, máquinas de via, painéis de controle e equipamentos de manutenção, além de medidas contra furtos.

O detalhamento dos projetos de reconstrução está disponível no portal da empresa:

trensurb.gov.br/acesso-a-informacao/projetos.

 

 

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