A Associação de Engenheiros Ferroviários – Aenfer promoveu na manhã do dia 27 de outubro em seu auditório, palestra técnica com os engenheiros Rui José da Silva Nabais e João Cardeano.
Tubular Track – superestrutura ferroviária em viga longitudinal sem dormentes e lastro foi o tema abordado pelos especialistas que falaram das vantagens desse novo modelo, implantado, principalmente na África e Ásia.
MSc – COPPE – RJ, consultor e organizador do Manual Básico de Engenharia Ferroviária e membro da Comissão de Infraestrutura Ferroviária da ABPv, Rui Nabais exemplificou a qualidade do tubular modular track e explicou que este modelo é ideal para redução de custos e prazos de implantação ou reabilitação de uma linha, permitindo manter o traçado original, permitir trilhos contínuos soldados, mesmo para curvas de raios pequenos, requerendo uma plataforma mais estreita, facilita o reforço de estrutura e pontilhões, de estruturas de bueiros, possibilita o reuso de trilhos existentes, pois requer trilhos mais leves para a mesma carga por eixo e reduz a logística de material para reabilitação em até 90%. Destacou também que deve-se cuidar de uma drenagem superficial adequada e que o custo de manutenção é minimizado, pois não requer socaria e nivelamento da linha tão frequente quanto a solução convencional.
Localização para maximizar o retorno ao País
Representante da Tubular Track na África do Sul, João Cardeano destacou que a solução se encontra implantada e testada em mais de 700 km de ferrovias em funcionamento há mais de 25 anos e disse que num projeto sustentável existem oportunidades de atingir elevados níveis de economia e valorização ambiental. Na parte material são usados areia, cimento, aço estrutural, aço doce e galvanização. Na mão de obra são envolvidos fabricantes, artesãos, consultores, operários de linha e trabalhadores em geral.
A palestra foi acompanhada por associados, profissionais da área e diversos estudantes de engenharia que lotaram o auditório da Aenfer.
O diretor Cultural e de Preservação da Memória Ferroviária, engenheiro Helio Suêvo ressaltou a importância de abordar esse tema e lamentou que no Brasil, segundo ele, há mais de 30 anos não se fabrica trilhos e nem se investe em ferrovia de uma forma adequada, planejada e consistente.
Na ocasião, em nome da Diretoria, Suêvo agradeceu aos palestrantes e ofereceu certificado de participação. Ele também falou da importância de receber estudantes da área de engenharia. Em seguida fez um sorteio, cujo brinde era o Manual Básico de Engenharia Ferroviária, livro que teve como um dos autores o engenheiro Rui Nabais.
A contemplada do sorteio foi a aluna do 10º período de engenharia Renata Lopes. Vale lembrar que os estudantes presentes foram convidados pelo conselheiro da Aenfer e professor da área de engenharia, Antônio Carlos Soares Pereira.
Veja abaixo alguns momentos da palestra (clique na foto para ampliar)
Pingback: japanese food in boston
Pingback: niches for youtube automation
Pingback: เช่าคอนโดราคาถูก
Pingback: บอลยูโร 2024
Pingback: Anya Belcampo scandal
Pingback: sydney shrooms
Pingback: jarisakti
Pingback: วิเคราะห์บอลวันนี้
Pingback: noonoo.org