Trem Turístico Rio-Minas tem 37 km de trilhos

As obras do Trem Turístico Rio-Minas, que ligará a cidade de Três Rios, no Sul Fluminense, ao município de Cataguases, na Zona da Mata mineira, continuam em andamento. A previsão é de que o projeto seja inaugurado para os turistas até dezembro deste ano. De acordo com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, esse é o maior projeto de turismo ferroviário do Estado do Rio de Janeiro e o único aprovado no Brasil.

No momento, as locomotivas estão passando por manutenção, assim como os carros de passageiros, que contarão com ar-condicionado. Os ajustes foram apontados pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) após inspeção que aconteceu em março. “Nós estamos aguardando a liberação do Contrato Operacional Específico (COE), que é o que determina o início do projeto com segurança. A nossa previsão é de que o projeto comece a funcionar para turistas de setembro em diante. Inclusive, os municípios estão trabalhando junto para oferecer opção de lazer, comércio, restaurante e hotel para dar suporte e movimentar a economia local”, explica Cynthia Nascimento Leite, presidente da Oscip.

O trajeto completo projetado é de 168 quilômetros, atravessando os municípios de Além Paraíba, Volta Grande, Recreio, Leopoldina e Cataguases, em Minas Gerais. Porém, até o momento, a reforma foi realizada em 37 quilômetros de trilhos, compreendendo as cidades de Sapucaia, Três Rios (RJ) e Chiador (MG), trajeto que está nos planos para inauguração ainda este ano. Os demais trechos dependem, de acordo com Cynthia, da concessionária Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) cumprir o término das obras. A Oscip informou que está buscando o apoio do Governo federal e do Estado de Minas para estender a reforma dos trilhos.

A VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica, esclareceu que a parte do trecho sob gestão da companhia em que o Trem Turístico Minas-Rio passará está sendo recuperada conforme determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Esse percurso compreende a linha que liga as cidades de Três Rios a Sapucaia. Os demais trechos estão sob análise no processo de prorrogação, que neste momento está sendo conduzido pela ANTT”, afirma a assessoria da FCA.

Fonte: Tribuna de Minas, 18/06/2023

 

Rolar para cima