Castro cria grupo de trabalho para conduzir o processo de devolução dos trens da Supervia
O governador Cláudio Castro (PL) publicou, no Diário Oficial desta segunda-feira (21), a criação de um grupo de trabalho para, em seis meses, apresentar estudos e “oferecer soluções relativas à transição, aos investimentos e à subsequente assunção” dos trens urbanos do Rio. Concessionária responsável pelo serviço de transporte ferroviário, a Supervia está em recuperação judicial. Até o fim do mês, a Procuradoria Geral do Estado e a empresa devem fechar um acordo para a devolução do sistema ao governo.
O grupo de trabalho será formado por representantes da Casa Civil, da Secretaria de Transportes e da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central) — órgão remanescente da antiga estatal que cuidava dos trens antes da privatização.
As negociações entre o governo e a Supervia estão sendo intermediadas pelo poder judiciário, onde tramita a recuperação judicial. Está previsto que tanto a empresa quanto o governo façam aportes na concessão para garantir o funcionamento após a devolução do serviço.
Uma empresa deve ser contratada, em caráter emergencial, para operar o sistema de trens. Um interventor também deve ser nomeado para cuidar da operação até que o estado consiga preparar a nova concessão.