A tração ferroviária de longo curso no Brasil, é amplamente atrelada a sistemas de tração diesel e diesel-elétricos. Apesar de sua versatilidade, esses sistemas apresentam desafios crescentes relacionados ao custo operacional, emissões de gases do efeito estufa e baixa eficiência
energética em relação a motores elétricos.
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Adicionalmente, crescem as demandas por sistemas sustentáveis firmados nos Acordos Climáticos da ONU (COPs) e pelo comércio internacional. Consequentemente, crescem também os esforços para substituição de combustíveis fósseis por tecnologias mais eficientes e sustentáveis. Surge, então, a necessidade de discutir caminhos viáveis para uma transição energética que
una eficiência operacional, redução de emissões e inovação tecnológica, como por exemplo fonte primária de energia a hidrogênio associada a células a combustível, armazenamento de energia elétrica em baterias de íon-lítio, sistema de catenárias auto tensionáveis, motores de tração síncronos com rotor de ímã permanente.
Por que Eletrificar Ferrovias?
Saiba mais sobre esse assunto no artigo do nosso associado, M.Sc. Engenheiro Eletricista e Ferroviário Luiz Carlos Gabriel