Objetivo é garantir a segurança no embarque e desembarque nas plataformas curvas. Um dos pontos de excelência do MetrôRio é a acessibilidade. A Concessionária carioca está entre as mais acessíveis do mundo, alcançando uma média de 97% de disponibilidade de equipamentos. Isso significa que todas as 35 estações estão prontas para receber usuários com qualquer tipo de dificuldade de mobilidade, e a manutenção desses é constante.
Agora, mais um reforço chega às estações para garantir ainda mais a mobilidade e a segurança dos usuários: o gap filler, um equipamento instalado nos trechos da plataforma que ficam na direção das portas dos trens, já utilizado em algumas cidades do mundo em estações não retilíneas. Por especificações internacionais, essas plataformas curvas devem ter um vão maior para o gabarito dinâmico (a variação de trepidação do trem em movimento, para evitar que a composição encoste na plataforma). Com o trem parado, o gap filler diminui esse espaço, o que facilita a entrada e saída de cadeirantes, crianças, deficientes visuais, pessoas com muletas etc.
Beneficiados
Quem mais se beneficia com mais esse apoio de mobilidade são os deficientes e idosos, a maioria dos clientes que viajam de graça. O MetrôRio transporta 52 mil usuários cadastrados no programa de gratuidade. Por ano, esse grupo de passageiros realiza mais de 15,700 milhões de viagens.
Relação das estações que terão gap filler
A primeira estação a receber o gap filler foi Cidade Nova. As próximas estações serão Maracanã, Engenho da Rainha, São Cristóvão, Catete, Pavuna, Ipanema/General Osório, Tomás Coelho, Irajá e Afonso Pena.
Fonte: Comunicação MetrôRio, 20/08/2013
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