Concessão da Estrada de Ferro de Campos do Jordão avança

Concessão da Estrada de Ferro de Campos do Jordão avança

Foto: Divulgação/Governo de SP

Band – O Governo de São Paulo publicou nesta segunda-feira (12), um decreto que autoriza a abertura de uma licitação para a concessão de obra no Complexo Turístico Ferroviário da Estrada de Ferro de Campos do Jordão.

O principal objetivo da concessão é revitalizar a centenária ferrovia, que conecta Pindamonhangaba a Campos do Jordão. “Essa ferrovia com tanta história vai renascer, trazendo beleza e prosperidade, renovando o turismo de toda região.” – publicou Tarcísio de Freitas nas redes sociais.

Toda a documentação do projeto e demais informações detalhadas devem ser divulgadas nos próximos dias, junto com a publicação oficial do edital da licitação.

A Estrada de Ferro Campos do Jordão, inaugurada em 1914, é um marco fundamental para o desenvolvimento e a história da região da Serra da Mantiqueira.

Idealizada pelos médicos sanitaristas Emílio Ribas e Victor Godim, a ferrovia foi construída para vencer um desafio geográfico impressionante: um desnível de 1.000 metros, partindo de Pindamonhangaba até atingir o ponto culminante ferroviário do país, a 1.700 metros de altitude.

Diferente de outras ferrovias de montanha, ela opera por aderência, sem o uso de cremalheiras, enfrentando inclinações desafiadoras que superam os 11%.

A linha férrea tem 47 quilômetros de trilhos, que contam com oito serviços ferroviários: Trem de Subúrbio, Trem Turístico de Piracuama, Trem do Mirante, Bonde Turístico, Bonde Turístico Urbano, Maria Fumaça, Trens Temáticos de Turismo e Trem de Serra. Eles atendem as cidades de Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão.

Fonte: Band, 13/01/2026

Compartilhe