A empresa de transportes Motiva – nova identidade do Grupo CCR, responsável pela operação das Linhas 4, 5 8 e 9 da Viamobilidade em São Paulo – iniciou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para oferecer cursos gratuitos de formação de condutores de trem na capital paulista.
A iniciativa vai priorizar a seleção de moradores das regiões do entorno das linhas administradas pela concessionária. São elas: Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco, São Paulo, Cotia, Taboão da Serra e Embu das Artes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/i/Q/0kfRbST9e1iuZc3wqNLg/trem-viamobilidade.jpg)
Foto: Divulgação/Viamobilidade
A Motiva diz que o curso é uma porta de entrada para uma carreira em um setor essencial e em expansão. Os operadores de trem são contratados em regime CLT, com pacote de benefícios que inclui assistência médica e odontológica; vale-refeição ou alimentação; vale-transporte; previdência privada; participação nos lucros e resultados (PLR); licença-maternidade de 180 dias e paternidade de 20 dias; auxílio-creche; e acesso ao programa Wellhub (Gympass).
Quem pode participar?
O curso é voltado a pessoas a partir de 24 anos que tenham Ensino Médio completo e disponibilidade para trabalhar em regime de turnos, incluindo os fins de semana.
A formação tem duração de três meses, com aulas presenciais noturnas na unidade Senai Vila Lepoldina, localizado na Zona Oeste da capital paulista.
O conteúdo inclui disciplinas técnicas, normas de segurança, atendimento ao cliente e simulações práticas.
