Ferrovia em SP funciona desde o século 19

Ferrovia mais velha de São Paulo continua funcionando perfeitamente desde o século 19

Inaugurada em 1867, a São Paulo Railway foi a primeira ferrovia do estado de São Paulo e permanece em plena operação desde o século 19. Idealizada para ligar o interior paulista ao porto de Santos, a linha foi fundamental para o escoamento do café, principal produto da economia brasileira na época.

O projeto, visto como ousado, cumpriu exatamente o que prometia o então presidente da Província de São Paulo, José Antônio Saraiva: valorizou as terras, reduziu custos logísticos e impulsionou o crescimento econômico regional.

Com apenas 139 quilômetros de extensão, a ferrovia tornou-se um dos trechos mais movimentados do mundo em transporte de cargas. Hoje, mesmo após mais de 150 anos de funcionamento, continua sendo uma das estruturas logísticas mais importantes do país.

Tecnologia e preservação da história

Nos últimos anos, aproximadamente R$ 445 milhões foram aplicados na modernização da São Paulo Railway. Entre as melhorias, destaca-se a aquisição das locomotivas Stadler, com potência de 5 mil KW, que oferecem 60% mais eficiência energética em comparação com os modelos anteriores.

Um dos maiores desafios da ferrovia sempre foi o trecho da Serra do Mar. Para vencer inclinações de até 10%, foi implementado o sistema de Cremalheira, que utiliza rodas dentadas para tração em trilhos extras, uma solução de engenharia que se mantém até hoje.

Além da importância logística, a São Paulo Railway também carrega um forte valor histórico e cultural. Cidades e regiões inteiras cresceram ao redor de suas estações, e a ferrovia foi palco de intensas transformações sociais. A restauração da Torre do Relógio da Estação de Paranapiacaba, feita pela MRS em 2004, simboliza o esforço de preservar essa herança.

Fonte: Correio do Estado, 18/10/2025

Créditos: Reprodução

Compartilhe