No dia 10 de maio, o Trem do Corcovado, Faef e Aenfer deram continuidade à comemoração dos 170 anos de ferrovia no Brasil, desta vez, no Centro Cultural Trem do Corcovado.
Estiveram presentes, além de entidades ferroviárias, representantes dos governos estadual e federal.
Na abertura do evento, o mestre de cerimônias, eng.º José Roberto Martins Pataro lembrou o momento difícil que o Rio Grande do Sul está passando e pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas.
Além dos 170 anos de ferrovia no país, a comemoração também é pelo primeiro trem turístico do Brasil, o trem do Corcovado, que fará em outubro 140 anos de operação, levando todos até o maior cartão postal do Rio e uma das sete maravilhas do mundo moderno, a estátua do Cristo Redentor.
Para falar sobre a importância de se comemorar datas tão significativas, o presidente do Trem do Corcovado, eng.º Sávio Neves fez referência ao precursor, Irineu Evangelista de Sousa, responsável por instalar a primeira ferrovia no Brasil, em Guia de Pacobaíba. Na oportunidade, anunciou que esse ano serão realizados vários eventos em celebração a essas datas.
Para o presidente da Aenfer, eng.º Marcelo Freire, devemos valorizar a ferrovia para o desenvolvimento do país e defender seu bem mais valioso, que foi, é e sempre será: o ferroviário brasileiro.
O vice-presidente da Aenfer, eng.º Helio Suêvo, destacou momentos importantes da história da ferrovia no Brasil, como a presença de D. Pedro II na primeira viagem inaugural, ocorrida em 30 de maio de 1854, percorrendo 14,5 km em 23 minutos.
Além de saber um pouco da história da ferrovia no Brasil, os convidados assistiram a apresentação da banda sinfônica da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, que abrilhantou o momento festivo.
O representante do governador do Estado do Rio de Janeiro, assessor Arthur Bastos, o diretor-presidente da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo, a superintendente regional de Administração do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Estado do Rio de Janeiro, Ângela Carnaval, a diretora de Administração e Finanças da INFRA S.A. Elisabeth Braga, o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros, Murilo Celso Pinheiro e o presidente da Abifer Vicente Abate foram homenageados. Eles receberam uma medalha alusiva ao evento.
Na ocasião, foi lançado o selo comemorativo à data, que está disponível para venda aos interessados na sede da Aenfer.
Finalizando a primeira parte de evento, foi descerrada a placa em homenagem aos 170 anos de ferrovia no Brasil.
O evento terminou com a subida dos presidentes e convidados no trem do Corcovado até a estátua do Cristo Redentor onde, após a visita ao monumento, foi concedida, na capela do santuário, uma benção proferida pelo cerimoniário William Nunes, à ferrovia e aos ferroviários.
As comemorações dos 170 anos de ferrovia no Brasil terão continuidade ao longo do ano e a Aenfer está programando várias atividades que em breve anunciaremos.