No dia 13 de dezembro, foi realizado o Primeiro Seminário da Comissão de Estudos Metroferroviários do Rio de Janeiro – CEM, no auditório da Associação de Engenheiros Ferroviários – Aenfer. O evento reuniu profissionais e representantes de empresas do setor ferroviário, promovendo um ambiente de troca de conhecimentos e debates sobre o transporte sobre trilhos.
A abertura foi conduzida pelo presidente da Aenfer, engenheiro Marcelo Freire da Costa, que destacou a importância do seminário para o desenvolvimento do setor. Ele enfatizou a relevância de criar um espaço para discussões técnicas e estratégicas com foco no avanço das soluções metroferroviárias no estado do Rio de Janeiro.
Ao longo do dia, diversos especialistas apresentaram estudos e projetos relacionados ao transporte metroferroviário.
Manhã
O economista e ferroviarista Antonio Pastori (AFPF/Aenfer) abordou a história da Estrada de Ferro Barão de Mauá e a chegada do trem a Petrópolis. Ele ressaltou a importância histórica e estratégica dessa ferrovia, além de destacar a necessidade urgente de revitalizar o transporte ferroviário no estado, essencial para a mobilidade urbana e o desenvolvimento socioeconômico.
O engenheiro e consultor ferroviário João Bosco Setti (Aenfer) apresentou o trabalho Reflexões sobre os Corredores de Carga no Brasil. Durante sua exposição, destacou projetos ferroviários abandonados e outros em construção, ressaltando a falta de um pensamento estratégico no país. Segundo ele, para investir no setor é necessário identificar gargalos e resolver conflitos urbanos que impactam diretamente o planejamento metroferroviário.
A engenheira Ângela Pedrinho, da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF) apresentou o Projeto Cidadania, uma iniciativa pedagógica e cultural que busca resgatar a história ferroviária nos municípios onde é implementado. Trabalhando com alunos de escolas públicas e privadas, o projeto promove o engajamento das crianças e dos professores na valorização da história ferroviária, fortalecendo o pertencimento à identidade local.
Tarde
O engenheiro Renan Moreira (MRS) apresentou o estudo Coeficiente de Atrito na Central Logística, desenvolvido em parceria com operadoras do Rio de Janeiro. Ele destacou o trabalho realizado com o VLT, com ênfase nos materiais utilizados e nos perfis técnicos adotados para sua implantação.
O engenheiro Henrique Carou (Metrô-RJ/Aenfer) trouxe ao debate o tema Monitoramento de Temperatura dos Trilhos. Ele detalhou os riscos envolvidos no aumento da temperatura dos trilhos e as soluções aplicadas para garantir a segurança e eficiência das operações metroferroviárias.
O professor Roberto Williams apresentou o Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF), uma iniciativa voltada para promover qualidade, competitividade e sustentabilidade no setor metroferroviário. Ele destacou os cursos de curta duração oferecidos pelo instituto, que visam o aprimoramento contínuo das competências profissionais e a melhoria da mobilidade no transporte sobre trilhos.
O seminário foi concluído com a participação do presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves, que falou sobre a Estrada de Ferro do Corcovado, a primeira ferrovia eletrificada do Brasil, inaugurada por D. Pedro II em outubro de 1884. Ele destacou a história dessa ferrovia icônica, que completou 140 anos de atividade em 2024, sendo mais antiga que o próprio monumento do Cristo Redentor.
Para os organizadores do evento, os vice-presidentes da Aenfer, engenheiros Ernesto Roberto, Helio Suêvo, assim como os eng.os Henrique Carou e João Bosco Setti, o Primeiro Seminário da CEM representou um marco para o setor metroferroviário no Rio de Janeiro, reunindo especialistas e fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento e a inovação no transporte metroferroviário.