Novo modelo de concessão deve ficar pronto em 20 dias

O diretor-presidente da Engenharia, Construção e Ferrovias (Valec), José Eduardo Castello Branco, disse nesta quinta-feira que a elaboração de novo modelo de concessão de ferrovias no país deverá ser concluída “rapidamente”, nos próximos 20 dias. O objetivo é acabar com o monopólio dos trilhos com o uso compartilhado da rede, informou.
“O modelo não está fechado. Qualquer que seja o modelo, seja o tradicional, seja um novo modelo, vai demandar certo tempo para que ele seja implementado. É preciso discutir a utilidade que será dada à ferrovia durante esse período”, disse Castello Branco, ao deixar audiência no Senado.
“Está em discussão o modelo pré-operacional para uma transição, e o novo modelo operacional da ferrovia, mas não estão fechados, ainda. Ambos estão sendo discutidos no âmbito do governo”, disse o presidente da estatal.
Em debate realizado na Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado, Castello demonstrou sua preferência pelo modelo compartilhado, mas enfatizou que a decisão é da presidente Dilma Rousseff.
“Há no governo federal a discussão do novo modelo concessionário, que tende a ser de uma ferrovia operada por uma mantenedora, sobre a qual possam circular diversos operadores”, disse ele. “A presidente quer, pessoalmente, referendar esse novo modelo. Esse é um assunto que ela, particularmente, gosta e quer participar”, explicou Castello.

Fonte: Valor Econômico , 22/03/2012

Rolar para cima