10/05/2012 – Trem de Alta Velocidade

TAV – Trem de Alta Velocidade

No dia 10 de maio, a Aenfer recebeu em seu audiório o presidente da Enefer engenheiro Sérgio Misse. Na apresentação da palestra técnica promovida mensalmente pela Associação ele desenvolveu um tema que despertou o interesse do público, o TAV – Trem de Alta Velocidade.

Apesar do assunto ser tratado como novidade, o projeto do TAV no Brasil já vem sendo discutido desde a década de 1980. Segundo o engenheiro, vários estudos foram desenvolvidos nos últimos 30 anos, patrocinados ou autorizados pelo governo brasileiro e, também, por instituições independentes, mas sem sucesso. Ele citou alguns exemplos:

  • RFFSA, elaborado por INECO/ENEFER– Linha Rio de Janeiro-São Paulo -1980
  • GEIPOT com assessoria da SNTF (Société National dês Chemins de Fer), em 1981 – Rio de Janeiro-São Paulo-Campinas
  • Acordo entre Ministério dos Transportes e o Governo do Estado de São Paulo, com assessoria da SNCF, em 1987 – Rio de Janeiro – São Paulo – Campinas – Araraquara.
  • Concessão para implantação do Trem de Alta Velocidade, entre Rio de Janeiro e São Paulo, ao Grupo Interturion (Arthur Falk), concedida em 1989 e cancelada, pelo não cumprimento do objetivo, em 1990.

Sérgio Misse falou dos projetos que ligam Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas e a segunda linha, Belo Horizonte a Curitiba. Ele salientou que o corredor de São Paulo é intensamente denso do ponto de vista econômico e social e destacou a situação atual do corredor rodoviário Rio/São Paulo/Campinas, que ocasionam grandes congestionamentos aumentando o tempo de viagem, aumento do índice de acidentes com mortos e feridos graves, aumento da poluição atmosférica, tudo isso levando a um completo caos nos sistema rodoviário.

Em relação ao sistema aeroviário, neste trecho a situação atual, segundo seus estudos é o esgotamento da capacidade operacional dos aeroportos da região, principalmente o Aeroporto Internacional de Guarulhos, aliado a completa impossibilidade de apoio de outros aeroportos pela incapacidade do setor rodoviário e impossibilidade de implantação de serviços de transporte ferroviário de passageiros, eficiente e econômico, no sistema atual.

Qual a solução para o melhoramento desses sistemas?

Sérgio Misse apresentou sugestões para solucionar o problema desses sistemas de transportes. São eles:

 

  • Construir nova ligação rodoviária entre Rio de Janeiro – São Paulo, acrescida de novos acessos a São Paulo, a partir de SJ dos Campos e ao Rio de Janeiro, a partir de Volta Redonda;
  • Construir novo aeroporto na região ou a terceira pista do Aeroporto de Guarulhos;
  • Construir novos aeroportos regionais;
  • Implantar um sistema de trem de alta velocidade na região, seguindo a tendência mundial para resolver problema desta natureza.

Quanto aos impactos esperados com o TAV

 

  • Redução da pressão sobre a infraestrutura rodoviária e aeroportuária;
  • Indução de desenvolvimento regional, com intensa geração de empregos diretos e indiretos;
  • Redução de emissão de poluentes;
  • Redução do tempo de deslocamento;
  • Redução de acidentes e de congestionamento em rodovias e áreas urbanas;
  • Desenvolvimento tecnológico do sistema de transportes no Brasil.

Ao final de sua apresentação o engenheiro respondeu perguntas em que ele frequentemente responde sobre o TAV e também respondeu outras que foram feitas pelo público que acompanhou atentamente a palestra.

O presidente da Aenfer Luiz Lourenço agradeceu a participação do palestrante que ao lado do engenheiro Helio Suêvo recebeu um certificado e foi convidado para participar do seminário que será promovido pela Aenfer sobre Transporte sobre Trilhos em agosto.

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