VLT da região portuária do Rio deve começar a circular até 2014

Previsto no bilionário projeto Porto Maravilha, que vai revitalizar a zona portuária do Rio de Janeiro até 2016, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) carioca deverá ter suas primeiras linhas inauguradas até a Copa de 2014, informou na última segunda-feira (9) o presidente da Cdurp (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro), Jorge Arraes.

Apresentado em audiência pública na Prefeitura do Rio, o VLT deverá ter seu consórcio construtor definido dentro de 30 dias. A empresa vai operar o sistema por 25 anos. Uma semana depois, será publicado o edital, tudo para que a licitação aconteça em 1º de outubro e as obras tenham início em janeiro de 2013.

“Uma composição de VLT pode comportar o equivalente a três ônibus ou 150 carros de passeio. A economia anual com gastos decorrentes do uso de combustíveis fósseis, acidentes de trânsito e saúde pública atingirá R$ 400 milhões”, explicou Arraes

Para a Copa
A primeira etapa da implantação do VLT deverá ser concluída em 2014, quando duas linhas entrarão em funcionamento. As outras quatro devem começar a operar até 2016.

O novo modelo de transporte público integrado vai promover a conexão entre estações de metrô, trens, barcas, BRTs, redes de ônibus convencionais e aeroporto. Sem conexão com os projetos específicos da Copa, listados na Matriz de Responsabilidades, a implantação do metrô leve do porto carioca tem custo avaliado em R$ 1,1 bilhão, sendo R$ 500 milhões financiados por recursos federais.

“A importância de entregar duas linhas prontas já em 2014 é permitir o acesso mais cedo a um modelo de transporte de alta capacidade, baixo índice de poluição e, neste projeto especifico, de conexão entre todos os outros modais. Além de disponibilizar essas linhas durante a Copa do Mundo”, afirmou Arraes.

Uma das linhas, aliás, circulará por um túnel ferroviário abandonado há décadas, que passará por reforma para receber o novo trem. Localizado no Morro da Providência, o túnel foi construído no Século XIX, e era usado para transportar cargas entre o Porto do Rio e Estrada de Ferro Dom Pedro II, local onde hoje existe a Central do Brasil.

Ainda sobre o Porto Maravilha, na última semana foi concluída a restauração do conjunto histórico-arquitetônico da Região Portuária. Nesta primeira etapa, realizada com recursos municipais, 24 vias de Gamboa, Saúde e do Morro da Conceição tiveram trocadas suas redes de esgoto, água pluvial e potável, de telecomunicações e de iluminação, além de receberem reforma na pavimentação e calçadas.

Também fazem parte do projeto a demolição do Elevado da Perimetral, a construção de novos túneis e avenidas e a recuperação e revitalização de outros bens históricos.

A segunda fase das obras, que está avaliada em R$ 8 bilhões e será realizada com recursos privados, já começou e tem como objetivo dar sequência a reurbanização das ruas dos bairros da região, além de outras intervenções.

Outra ação foi a transferência, no último sábado (7), do Terminal Rodoviário Urbano Padre Henrique Otte (na Rua General Luiz Mendes de Morais) para a nova estação (na Praça Marechal Hermes 63). Mais confortável, iluminado e seguro, o novo terminal fica muito perto do atual, fato este que não acarreta alterações significativas nas 23 linhas do local.

Já o Morro da Saúde teve alterado seus horários de detonações. Desde o último sábado (7), o procedimento que acontecia à noite passou para as 14h, em todos os dias da semana. Os bloqueios de tráfego nesta região vão durar, no máximo, 5 minutos.

Fonte: Portal 2014 – NOTÍCIAS, 10/07/2012

 

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