Foi realizada na manhã do dia 08 de agosto, a abertura do Seminário Transtrilhos, o transporte sobre trilhos que o RIO precisa no Clube de Engenharia. O evento foi aberto pelo presidente da Associação de Engenheiros Ferroviários, AENFER Luiz Lourenço de Oliveira. Ele falou do objetivo do seminário que é fomentar o interesse do poder público, bem como, dos segmentos econômico e empresarial na ampliação e revitalização do transporte ferroviário – de passageiros e de carga – no estado do Rio de Janeiro e que pretende também abrir um espaço multiplicador de propostas para profissionais da área e demais interessados no transporte sobre trilhos.
Com o presidente Luiz Lourenço compuseram a mesa de abertura o presidente da Associação dos Aposentados da Rede Ferroviária Federal Nelson Cruz, o conselheiro do Clube de Engenharia Alcebíades Fonseca representando o presidente Francis Bogossian, o presidente do CREA-RJ Agostinho Guerreiro, o ex-ministro dos Transportes Rubens Bayma Denys e o presidente da Academia Nacional de Engenharia Paulo Vivácqua.
O primeiro dia de seminário foi coordenado pelo presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos Joubert Fortes Flores Filho.
O engenheiro da UFRJ/COPPE Raul de Bonis foi o primeiro palestrante do evento que abordou o tema “Projetos em desenvolvimento e mobilidade urbana”. Ele acredita na necessidade de integração de políticas setoriais para haver um melhor desenvolvimento na questão dos transportes. Para ele é importante construir um conjunto de condições relacionadas ao próprio setor de transportes e uma gestão eficiente e eficaz sempre numa perspectiva de construção permanente do desenvolvimento sustentável.
A segunda palestra do dia foi com o engenheiro da UFRJ/COPPE Hostílio Xavier Ratton Neto que falou sobre “Transporte e meio ambiente”. Ele lembrou que a influência do transporte no meio ambiente não é um tema recente. Sobre a qualidade do transporte público o engenheiro fez uma dura crítica ao dizer que certamente quem faz o planejamento de transporte público não o utiliza.
O conselheiro do Clube de Engenharia engenheiro Miguel Bahury encerrou o evento com o tema “Visão moderna do transporte sobre trilhos”. Para ele a malha ferroviária foi abandonada durante décadas principalmente no estado do Rio de Janeiro e fez uma comparação com o estado de São Paulo onde a malha metroviária foi iniciada no mesmo período mas hoje está muito além e em melhores condições em relação ao nosso estado. Sobre a questão do transporte rodoviário o engenheiro ressaltou que o custo de uma rodovia vai às alturas se for considerado, além do custo de construção, as despesas como manutenção e reparação, policiamento, engenharia e tráfego, poluição, engarrafamentos, elevado índice de acidente de trânsito e custo ambiental.
Em seguida o público teve a oportunidade de participar fazendo perguntas dos três temas do dia que foram apresentados.
Seminário Transtrilhos, o transporte sobre trilhos que o RIO precisa
O seminário Transtrilhos, o transporte sobre trilhos que o RIO precisa teve seu segundo dia, dia 09 de agosto. Os temas abordados compuseram o painel “Novos cenários Fluminenses e a logística do transporte de carga”.
O conselheiro da Câmara Interamericana de Transportes Sávio Neves coordenou o evento e agradeceu pela oportunidade de participar saudando o presidente da Aenfer Luiz Lourenço de Oliveira pela iniciativa do seminário com temas importantes para o setor ferroviário. Segundo ele, 17% da população do município do Rio de Janeiro utiliza o transporte coletivo. Em sua avaliação, há muitas ações que restringem passagens para automóveis como faixas exclusivas para ônibus e que é inimaginável essa grande extensão de BRTs. Manutenção, custos entre outros ítens são muitos maiores nesse setor. O Rio de Janeiro está em evidência e deve-se aproveitar essa oportunidade única para priorizar o transporte sobre trilhos, completou ele informando que existem projetos em andamento, exemplo da linha Angra -Lídice, distrito de Rio Claro.
A seguir, Sávio Neves convidou o primeiro palestrante do dia o engenheiro Delmo Manoel Pinho para abordar o tema “Propostas de corredores de transporte ferroviário para novos polos industriais”. Subsecretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro Delmo falou sobre os projetos ferroviários de carga que estão em andamento e da revitalização da malha ferroviária do subúrbio do Rio de Janeiro. Em sua avaliação os projetos devem ser feitos com eficiência, pois tudo começa no planejamento e não no sonho.
O engenheiro informou que a meta do governo do estado do Rio é que em 2016 o nível de operação da malha ferroviária seja tão eficiente como as linhas europeias.
A segunda palestra foi apresentada pelo engenheiro da UFRJ/COPPE Hostílio Xavier Ratton Netto que gentilmente aceitou o convite de falar sobre o tema “Integração do transporte ferroviário de carga”, assunto que seria abordado pelo presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários – ANTF engenheiro Rodrigo Villaça que ficou impossibilitado de comparecer ao evento.
Hostílio mostrou ciclos na história do Brasil recente, o grande ciclo de desenvolvimento econômico iniciado no pós-guerra até meados da década de 1970, resultado de uma política de desenvolvimento industrial. Ele entende que as ferrovias deveriam naturalmente seguir o crescimento econômico e o desenvolvimento do transporte, mas houve uma dependência da indústria rodoviária. Do ponto de vista do planejamento houve uma grande perda na área ferroviária.
O último orador do dia, secretário de Política Nacional de Transportes – SPNT engenheiro Marcelo Perrupato falou sobre o “Plano Nacional de Transporte e o Estado do Rio de Janeiro”. Ele deu uma definição sobre espaços territoriais brasileiros onde há uma dinâmica socioeconômica mais homogenea sob os pontos de vista de produções, deslocamentos preponderantes nos acessos a mercados e exportações e interesses comuns da sociedade.
O palestrante entende que em relação ao quadro da produção brasileira, existe a necessidade de os transportes se adequarem à logística do agronegócio e mineração com modais de alta capacidade, sejam ferroviários ou aquaviários.
O público, mais uma vez, mostrou interesse e elaborou perguntas que foram respondidas pelos palestrantes.
Seminário Transtrilhos chega em seu último dia
O último dia do seminário Transtrilhos reuniu um grande público que atento acompanhou os temas proferidos.
O coordenador do encerramento do terceiro painel “O futuro do transporte interurbano de médio e longo percurso” foi o vice-presidente de Relações Institucionais – ABIFER engenheiro Luiz Cesário Amaro da Silveira que agradeceu pela oportunidade de participar de um seminário importante e de interesse de todos.
“Projeto TAV – Trem de Alta Velocidade” foi o tema da primeira palestra apresentada pelo diretor-presidente da ENEFER engenheiro Sérgio Misse. Ele salientou que o TAV é um sistema que quase sempre necessita de recursos públicos, sendo um meio de transporte extremamente benéfico para a sociedade. O engenheiro citou que vários estudos foram desenvolvidos nos últimos 30 anos, patrocinados ou autorizados pelo governo brasileiro, mas sem sucesso, como por exemplo a concessão para implantação do TAV, ligando o Rio de Janeiro e São Paulo, concedida em 1989 e cancelada em 1990 por não cumprir seu objetivo. Sérgio Misse apresentou através de slides modelos de trens utilizados em vários países do mundo e disse que a grande novidade esse ano em termos de TAV vem da rede ferroviária da China que terá uma extensão de 110.000 km. Lembrou ainda, que naquele país opera comercialmente o primeiro veículo de levitação magnética no mundo e que no Brasil já existe esse estudo.
Sobre o TAV, disse que implantar um sistema desse tipo no Brasil seguindo a tendência mundial, resolveria grandes problemas de congestionamentos enfrentados hoje no país, haveria redução de emissão de gases poluentes, redução de tempo de deslocamento dentre outras vantagens.
A segunda palestra trouxe o tema “Priorização da Indústria Ferroviária Nacional” abordado pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, ABIFER engenheiro Vicente Abate. Em sua visão, a ferrovia brasileira é a mais moderna do mundo e as concessionárias não abandonaram o setor. Ele falou da infraestrutura do transporte de carga no país e que existe uma expansão da malha de carga em trechos prioritários.
Vicente Abate também falou sobre projetos do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos em execução, as linhas e impactos esperados. Ele espera uma maior geração de empregos, redução do deslocamento e menos poluição.
O encerramento do seminário foi com a palestra do diretor-presidente da Empresa de Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, VALEC engenheiro José Eduardo Castello Branco abordando o tema “Segregação da Infraestrutura Ferroviária no Brasil”. O engenheiro apresentou modelos de gestão e exploração da infraestrutura ferroviária e disse que a nova ferrovia no Brasil deverá seguir modelos disponíveis em todo o mundo que é o “Open Access”, possibilitando um menor custo e podendo até diminuir pedágios. Segundo o presidente da VALEC, a Alemanha é o país mais avançado em termos de ferrovia de carga e disse que as novas gerações no Brasil vão receber um legado muito melhor que o nosso.
Ao final das palestras apresentadas o público, mais uma vez, participou com perguntas que foram respondidas pelos três palestrantes.
No encerramento, o presidente do Clube de Engenharia Francis Bogossian agradeceu pela presença e participação do público, de entidades ferroviárias que acompanharam os três dias do evento e de todos que estavam diretamente envolvidos com o seminário.
O presidente da AENFER Luiz Lourenço de Oliveira agradeceu a todos aqueles que prestigiaram o seminário Transtrilhos 2012, especialmente aos palestrantes e coordenadores que abrilhantaram tecnicamente o encontro. Ressaltou que o transporte sobre trilhos permanece como o modo mais econômico e viável para baratear o custo das mercadorias e viabilizar o transporte de pessoas.
O secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro Júlio Lopes também esteve presente no último dia do seminário e disse que o evento teve uma importância fundamental para os rumos do transporte ferroviário principalmente em nosso estado.