O eng.o Delmo Manoel Pinho demonstrou que temos hoje no Brasil 28.831km em operação e 2.862km de novos trechos em estudo. No Rio de Janeiro está sendo projetado o trecho EF 354 que pretende ligar o norte do Estado ao Peru, passando por Muriaé e daí até os estados de Goiás e Mato Grosso. Permitirá ligar a baixada fluminense aos Portos do Rio, do Açu e Vitória. A ferrovia aproveitará trechos existentes (Ambaí-São Bento-Itaboraí-Campos) e construirá o trecho Campos-Açu. Apesar do abandono, o traçado das vias abandonadas constitui um patrimônio ferroviário de grande valia. No total serão recuperados 345km ao custo de R$ 1600 milhões. As principais cargas tem como origem/destino os estados de Minas Gerais e São Paulo. O minério responderá por 60% da carga total. Há potencial para crescimento adicional de cargas com o desenvolvimento das atividades do super-porto do Açu.
Em seguida o palestrante apresentou mapas e fotos da nova ferrovia em seu estado atual e projeções futuras, bem como obras já concluídas. Tratou ainda das projeções do novo ramal Porto Real-Resende, ligando com a atual linha da MRS com a futura siderúrgica Votorantim.