PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE URBANA

O primeiro palestrante, professor da UFRJ/COPPE engo Raul de Bonis Almeida Simões apresentou o tema “Projetos em Desenvolvimento e Mobilidade Urbana”. Disse que a região do Rio de Janeiro apresenta um crescimento populacional intenso e espraiado, o que traz enormes problemas para o transporte, deixando, assim, o seu desempenho a desejar. O desenvolvimento sustentável depende também da área de transporte. No entanto as dificuldades deverão crescer em função desse espraiamento e também das políticas de crédito e industrial. O cenário diz que, infelizmente, o futuro ainda pode ser pior. Há, no entanto, iniciativas interessantes em nosso Estado para a área de transporte.

Assim, melhorias nesta área trazem consequências no uso do solo, na distribuição de atividades e retorna ao setor de transportes com novas demandas. Nossa área de atuação produz impactos sobre o meio ambiente e recebe impactos imediatamente. Em sua opinião tanto o planejamento governamental como as políticas adotadas precisam englobar o setor transporte. Da mesma forma as políticas setoriais necessitam de integração: o transporte coletivo deve ser prioridade mas não bastam novos corredores, é preciso micro-corredores entre eles. O financiamento do setor precisa ser contínuo e de longo prazo. O usuário do transporte rodoviário precisa dar contribuição nesse financiamento; estamos ainda longe dessa prática.

O transporte sobre trilhos deve ser visto como espinha dorsal numa governança metropolitana, pois é um sistema estruturante. Hoje 25% da população vem ao centro do Rio para a busca do emprego impactando severamente o transporte. Assim, tanto a política de emprego como a habitacional devem ser revistas e coadunadas com a mobilidade urbana. O desenvolvimento sustentável precisa estar assentado sobre o setor transporte.

Cabe a esse segmento o papel estratégico de sistema estrutural, aquele que é capaz de oferecer as melhores condições relativamente aos tempos de percurso; a solução de maior capacidade de transporte; pouco poluente e, no caso da RMRJ, parcela do setor de transporte urbano capaz de dar sustentação a um amplo processo de reorganização espacial. Concluiu dizendo que já estamos atrasados em relação à ação, porém em um momento muito favorável para iniciarmos um processo voltado a concretizá-la.

Veja a apresentação do trabalho do engenheiro Raul de Bonis

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