O engenheiro e professor da UFRJ/COPPE Hostilio Xavier Ratton Neto apresentou a segunda palestra abordando o tema “Transporte e Meio ambiente” e afirmou que há 30 anos, pelo menos, questões ambientais estão abordadas nos projetos de transporte: algumas preventivas e mitigadoras estão neles incluídas. Sustentabilidade é condição assumida no presente para assegurar no futuro as mesmas condições de qualidade que temos hoje. A sustentabilidade nos transportes tem sido apresentada como impactando e sendo impactada pelos fatores ambiental, econômico e mobilidade. Os estudos relativos aos congestionamentos contemplam a mobilidade. A poluição, seja no ar, sonora ou visual, contempla o fator ambiental. O impacto sobre o desenvolvimento e o seu custeio aborda o econômico. Os estudos relativos aos congestionamentos contemplam a mobilidade.
Os congestionamentos não podem ser julgados como culpados. Nenhuma via é projetada para ser utilizada em condições de fluxo livre. Uma eventual penalização sobre os novos usuários implica em segregação social. Se as pessoas estão comprando mais automóveis é porque o transporte público vai mal. Os três fatores efetivamente se integram no aspecto econômico.
Mesmo projetos como o TAV implicam em impactos sobre a sustentabilidade. Podemos até mesmo questionar a sustentabilidade analisando-se os vários projetos de expansão ferroviária do Brasil, os antigos e os novos. Não é possível afirmar que todos sejam sustentáveis. Até porque falta integração entre as políticas nacionais de transportes. As ferrovias com bitola de 1,00m também não dão sustentabilidade, pois são hoje anacrônicas. Falta-nos um correto planejamento de transporte, assim como quadros técnicos adequados tecnicamente e na quantidade necessária.
Veja apresentação do trabalho do engenheiro Hostílio Xavier Ratton