Para falar sobre “Priorização da IndústriaFerroviária Nacional”, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – ABIFER eng.º Vicente Abate informou que a indústria ferroviária investiu 1,5 bilhões de reais de 2003 até agora.
Sua capacidade de produção de vagões aumentou significativamente: já produz12 mil vagões para a carga, 900 TUEs e 150 locomotivas. Em 2012 prevê produzir 4000 vagões, 110 locomotivas e 340 carros de passageiros.
Citou vários casos de projetos inovadores produzidos por nossa indústria como vagões produzidos segundo a carga específica e mais leves (gôndola para minérios e double-stack para conteiners empilhados); locomotivas diesel-elétricas de 4400 hp em corrente alternada; rodas ferroviárias de aço microligado; dormentes de concreto, de aço, de plástico e de borracha, privilegiando o meio ambiente – entre outros.
Disse ainda que a produtividade tem aumentado em vista de nossa indústria vir realizando pesquisas e desenvolvendo projetos; promovendo inovação tecnológica;utilizando tecnologia de ponta bem como buscando sinergia com as concessionárias.
Continuou sua exposição tratando dos atuais projetos de expansão do transporte ferroviário de carga, as várias ferrovias em construção com financiamento tanto privado quanto público e dos benefícios esperados pelo aumento da matriz enfocada no modo ferroviário (de 25% em 2005 para 35% em 2035) como aumento da eficiência energética, redução do consumo de combustível e emissão de CO2, E NOX.
Abordou ainda os projetos de VLT em andamento, incluindo o centro do Rio de Janeiro. E concluiu expondo o esforço de maior qualificação profissional em andamento tanto pelo SENAI quanto pelo CEPEFER.