A Itaipu Binacional iniciou nesta semana os estudos para desenvolver o primeiro VLT com tração elétrica do Brasil. O projeto está sendo feito em Foz do Iguaçu (PR), com um modelo da Bom Sinal que terá o motor adaptado.
Segundo Celso Novais, coordenador do Projeto Veículo Elétrico (VE), a primeira fase do projeto será gerar o estudo para a acomodação do sistema elétrico no veículo diesel. Será verificado o espaço disponível para a instalação da tração elétrica, incluindo motor, sistema de acoplamento, caixa de redução, sistemas de fixação, além da parte de eletrônica de potência, responsável pelo acionamento do motor. O estudo deve durar um ano e meio.
Na segunda fase do estudo, será desenvolvida uma versão elétrica sem as catenárias. Serão analisadas as possibilidades de uso de bateria de sódio com carga rápida, um sistema sem fio de recarga ou um sistema de recarga nas paradas. A estimativa é que sem o uso de catenárias o gasto com o projeto poderá ser reduzido em um terço. Essa etapa do processo também deve levar um ano e meio.
De acordo com Novais, será necessário instalar um pequeno trecho de trilhos dentro de Itaipu, para os testes iniciais. A versão elétrica do VLT poderá alcançar velocidade de até 170 km/h, ante os 120 km/h atuais da versão a diesel.
Fonte: Revista Ferroviária, 01/11/2012