A produção de vagões deve se manter estável neste ano de acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate. O volume previsto para 2013 deve ser da ordem de 3 mil unidades, próximo ao patamar verificado no ano passado, de 3,1 mil (número preliminar). Em 2011, foram produzidos 5,6 mil vagões. “A crise econômica internacional afetou setores que utilizam a carga ferroviária, como mineração e siderurgia, mas a expectativa é de que a partir do ano que vem a situação melhore”, disse.
Abate citou os projetos da Vale que devem gerar um aumento de demanda por transporte ferroviário, como a expansão da produção em Carajás e o projeto Serra Sul. Além disso, ele destacou os projetos do PAC 2 – Mobilidade Grandes Cidades. “O PAC de mobilidade urbana para grandes cidades prevê investimentos de R$ 32 bilhões, dos quais R$ 18 bilhões estimamos que sejam direcionados para o sistema ferroviário, com 213 quilômetros de vias e 1.000 novos veículos”, comentou, acrescentando que tais recursos devem ser aplicados dentro de cinco anos.
Além dos projetos incluídos no programa, Abate cita outros projetos em estudo, como o TAV (Trem d Alta Velocidade) que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, trens regionais que devem ser desenvolvidos em São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais, além de outros projetos ferroviários federais, como vetores de crescimento. “Entre 2010 e 2019, a estimativa é de que haja uma demanda por 40 mil vagões de carga e 4 mil carros de passageiros”, disse.
Fonte: Agência Estado, 01/02/2013