EPL deve definir até fim do mês traçado do TAV

A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) pretende definir até o final deste mês o traçado, com a localização exata das estações, do Trem de Alta Velocidade (TAV), informou Hélio Mauro França, diretor da EPL. Ele destacou que a empresa vem realizando reuniões com representantes dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e das cidades que devem receber as estações – Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Barra Mansa, Volta Redonda e Rio de Janeiro. A EPL também se encontrou com representantes dos aeroportos de Viracopos (Campinas), Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), tendo em vista a previsão de estações integradas a eles.

De acordo com França, essas definições são importantes para dar seguimento aos processos de licenciamento ambiental e de desapropriação. Além da integração com os aeroportos, a EPL analisa a conectividade com outros sistemas de transporte nas cidades, que facilitem a acessibilidade da população e a exploração patrimonial na estação e no entorno.

A estação da cidade de São Paulo é considerada uma das mais complexas. Depois de estudar e descartar a localização da Estação da Luz e na Barra Funda, e ter optado inicialmente pela instalação no Campo de Marte, a EPL vem analisando a estação Água Branca, onde ela se conectaria com linha da CPTM e futuros trens regionais de passageiros.

Além disso, a estação em Aparecida voltou à discussão, após ter sido retirada do projeto. “O projeto executivo vai contemplar Aparecida”, assegurou França.

Fonte: Agência Estado, 06/03/2013

Deixe um comentário

Rolar para cima